quinta-feira, 15 de abril de 2010

Pasta com imagens (clipart)

Foi criada hoje uma pasta com imagens no 4shared (http://4shared.com) e enviei aos grupos o link e a senha da mesma. Escolhi partilhar essa pasta permitindo que todos os que têm a senha possam também fazer upload de suas figuras.

As figuras são importantes para que ilustremos nossos trabalhos e que eles fiquem atraentes para os alunos. Em alguns casos essas figuras são essenciais, fazendo parte da explicação e dos exercícios apresentados. Nem sempre encontramos figuras com facilidade e a própria busca nos toma um tempo precioso, que seria melhor empregado pesquisando e criando material para estimular e facilitar o aprendizado de nossos alunos.

Como preparo muitos trabalhos ilustrados, tenho uma coleção de mais de 1Gb de imagens, que transferirei aos poucos para as pastas. Já há várias pastas e os membros podem (e devem, se possível) também colocar lá suas figuras. Caso necessitem de pastas adicionais, por favor falem comigo pois providenciarei assim que possível.

Procurem manter a ordem e só fazer o upload para a pasta adequada, ou nossa busca ficará mais complicada do que era antes.

Contribuições de gramática

Alguns membros dos grupos têm enviado contribuições com gramática, que com certeza todos usamos para complementar nossos trabalhos. A gramática é muito necessária pois sem conhecer a gramática torna-se quase impossível interpretar um texto.

No entanto temos que lembrar que o objetivo dos grupos de inglês, espanhol e português é trocar trabalhos de interpretação de textos. Grupos para troca de exercícios de gramática e vocabulário há vários, mas textos com questões e sugestões não se encontra em todo lugar.

Quando criei os grupos foi com a intenção de estimular os alunos à leitura, pois é muito complicado sentir prazer em ler o que não entendemos. Assim sendo, a partir de agora as contribuições de gramática continuarão sendo aceitas (pois como eu disse, são essenciais para nossos alunos) mas não serão mais consideradas como contribuição mensal. Podem ser enviadas como "extra", mas cada membro tem que enviar uma atividade de interpretação de texto como contribuição todos os meses.

Essa medida visa manter o "perfil" do grupo, que ficarei totalmente descaracterizado com o envio de muitos exercícios de gramática e quase nada de interpretação.

Conto, portanto, com a compreensão e a colaboração de todos.

sábado, 10 de abril de 2010

Como gravar vídeos usando o Movie Maker

Você quer usar um vídeo para dinamizar sua aula ou ensinar alguma coisa mas não tem computador para mostrar diretamente do YouTube? Não há uma sala de laboratório em sua escola, de onde seus alunos possam acessar? Faça o download do vídeo e depois grave num DVD para passar em sala.

Você não sabe como gravar um vídeo em DVD ou já fez mas não tocou no DVD de sua escola? Deu "video desconhecido"? Então use esse tutorial do blog Professor.net e faça seu DVD sem baixar nenhum programa grátis (que vai encher seu pc de propaganda e janelas pop-up) ou "trial versions" que não fazem o serviço completo, gravam só uma parte ou não lhe permitem acessar os recursos, abrindo toda hora aquela janelinha do "upgrade now".

O Movie Maker está no seu computador por padrão, na postagem do blog eu ensino como encontrá-lo e deixá-lo disponível para uso futuro, e caso não o encontre passo o link para download. Depois em 3 passos você grava seu DVD sem complicações e pode até acrescentar efeitos conforme for se familiarizando com o programa. 

Para ler a postagem, visite o blog Professor.net clicando aqui.
Related Posts with Thumbnails