quarta-feira, 28 de julho de 2010

Volta às aulas


Depois das férias e do recesso no grupo no mês de julho, voltamos à nossa rotina, portanto gostaria de recordar os procedimentos no grupo nos meses de agosto, setembro, outubro e novembro:


Contribuições

Voltam a ser obrigatórias, devem ser enviadas ao grupo de 01 a 15 de cada mês. Na falta de contribuição dentro do prazo previsto, deverá haver uma justificativa que não poderá tornar-se costumeira. Devemos dar o exemplo como professores e cumprir os prazos, da mesma forma que incentivamos nossos alunos a assim procederem.

Deverão ser enviadas anexadas à mensagem enviadas ao endereço de email do grupo. Não serão aceitas as contribuições que vierem coladas no corpo do email ou que não estejam relacionadas com o tema do grupo.

No campo “assunto” deve ser informado:
MÊS/ANO/NOME DO MEMBRO – NOME DO ARQUIVO ENVIADO (o nome do arquivo deve especificar do que se trata a contribuição)

No corpo do email deve ser informado:
- se quem envia é o autor da apostila – caso contrário deve sempre ser citada a fonte.
- informações sobre como usar, material empregado, etc.

Podem ser enviadas contribuições nos formatos: doc, docx, pdf, ppt, pptx, PowerPoint, qualquer formato de imagem.

Não serão considerados pedidos de conversão de arquivos em formatos que sejam mais adequados, cada um cria o documento da forma que melhor lhe convier. No blog encontrarão tutoriais para fazer a conversão para o formato desejado. Cada membro deve tentar adequar-se ao grupo e não tentar adequar o grupo às suas necessidades individuais.

Não serão aceitas:
- contribuições simplesmente escaneadas de livros.
- letras de música, poemas, e outros sem atividades para os alunos.
- apostilas não relacionadas ao tema do grupo.

O gabarito é obrigatório no caso de cruzadinhas, sopa de letras e jogos em geral. Outras atividades devem vir acompanhadas de gabarito (no próprio documento) sempre que possível ou quando forem solicitadas.

Exclusão

Estarão sujeitos à exclusão os membros que:
1) Não enviarem sua contribuição no prazo determinado e não justificarem seu atraso.
2) Divulgarem ou reenviarem a outros grupos ou a terceiros o material recebido do grupo.
3) Divulgarem fora do grupo o link ou a senha da pasta de material no 4shared.
4) Enviarem como seu trabalho de terceiros.
5) Configurarem seu perfil para “não receber emails” do grupo.
6) Insultarem ou desrespeitarem outro membro do grupo.
7) Enviarem correntes, páginas de pensamentos ou citações bíblicas, frases de auto-ajuda, anúncios de sites ou produtos, alerta de vírus.

Os membros excluídos só poderão pedir adesão ao grupo novamente no semestre seguinte à sua exclusão.

As exclusões acontecerão a partir do dia 15 cada mês sem aviso prévio. Eventuais erros serão corrigidos após verificação e serão tratados individualmente.

Membros novos

Deverão enviar sua primeira contribuição no mês seguinte à sua admissão no grupo. (Os membros admitidos em julho já terão que enviar sua primeira contribuição entre 01 e 15 de agosto).

Deverão consultar as postagens do blog para inteirar-se das regras e procedimentos. A ignorância dos mesmos não será aceita como desculpa para seu descumprimento.

Qualquer que seja a data do pedido de filiação do novo membro, sua aprovação ou rejeição só acontecerá a partir do dia 16 ao último dia do mês. Não serão aceitos novos membros durante o período de envio de contribuição mensal obrigatória.



domingo, 18 de julho de 2010

Spam - último aviso

A definição de "spam" é "mensagem indesejada ou não solicitada". Quando alguém se associa a um grupo, abre uma porta para receber mensagens de todos os seus membros. O grupo Interpretação de Textos (português) já está com quase 500 membros, isso significa que se cada um dos membros cumprir seu papel e enviar ao menos uma contribuição mensal, cada um de nós receberá no mínimo 500 mensagens do grupo durante o mês.

Somos pessoas ocupadas, até aceitamos receber tamanho volume de correspondência mensalmente em nossa caixa de entrada, mas tem que haver uma compensação para todo o trabalho que teremos para ler, classificar, arquivar e usar o que nos interessa: elas têm que estar relacionadas ao tema do grupo.

Quem se associou ao grupo manifestou a clara intenção de receber mensagens relacionadas ao tema do grupo, não nos deu autorização para enviar correntes, textos de auto-ajuda, passagens da Bíblia, anúncios ou qualquer outra coisa assim. Nada tenho contra esse tipo de mensagens (se bem que pessoalmente também não goste de recebê-las) mas usar o grupo para disseminar esse tipo de mensagem é um abuso e um claro desrespeito à normas do grupo e aos membros deste.

Quando não queremos receber mensagens de uma determinada pessoa, simplesmente a bloqueamos, o que não é possível quando essa pessoa usa um grupo para enviar mensagens que não queremos nem solicitamos. Quanto maior o número de membros, maior é a nossa responsabilidade e maior terá que ser nosso cuidado. Ninguém está livre de ser afetado por um vírus (se for o caso o membro será apenas colocado sob moderação até que se resolva), mas usar o Google Groups para enviar spam é incaceitável.

Se você gosta desse tipo de mensagens, tome o cuidado de excluir o email do grupo do campo de destinatários antes de enviar. Se você envia muitas mensagens desse tipo, crie outro email exclusivo para as mensagens do grupo (que não são poucas) e assim não haverá perigo de enviar essas mensagens ao grupo por engano. Para modificar o email de recebimento e participação no grupo, consulte nossos tutoriais (link na barra lateral). 

Os membros que insistirem em enviar mensagens classificáveis como "spam" terão suas mensagens notificadas como spam ao Gmail (poderão perder o Gmail, Orkut e todos os outros serviços Google ligados a ele) e serão expulsos do grupo.

Sinto muito, esse é o último aviso.

sexta-feira, 9 de julho de 2010

Contribuição mensal obrigatória - mudança sutil nas regras

Notem que houve uma sutil mudança nas regras com referência às contribuições mensais: de “os membros que não contribuírem serão excluídos” para “os membros que não contribuírem poderão ser excluídos”. Essa medida foi tomada porque espero que cada membro tenha a consciência da proposta do grupo e que retribuam a ajuda que recebem.

Somos adultos e não quero ser “algoz” de ninguém, portanto estou deixando mais ou menos a cargo da consciência de cada um essa contribuição. Espero que todos tentem ao máximo organizar-se para enviar a contribuição dentro do prazo e caso não seja possível, gostaria de ser informada.

Acho desagradável ter que excluir adultos, que, além disso, são professores, profissionais que deveriam dar o exemplo no cumprimento de seus “deveres de casa” e também no que diz respeito ao cumprimento de prazos, como tentamos ensinar a nossos alunos.

Portanto vou continuar acompanhando o envio de contribuições, interferindo quando necessário, e sempre que julgar conveniente farei exclusão dos membros sem prévio aviso, uma vez que todos pediram para participar e devem ter conhecimento das regras, que são amplamente divulgadas na página inicial do grupo, no blog aqui e também por email para todos os membros. Quem não conhece as regras é porque não se interessou de ler as mensagens divulgadas de forma insistente por todos esses meios, e só esse descaso em si já seria motivo suficiente para a exclusão de membros.

Dá muito trabalho gerir os grupos, toma tempo e não há qualquer compensação além da emocional e espiritual pelo sentimento de estar ajudando e sendo ajudada. Quem não respeita o trabalho alheio deve, portanto, desligar-se do grupo antes de ser banido. Conduzo os grupos com respeito e seriedade e espero o mesmo de todos os membros do grupo. Quem não se adequar deveria (em minha opinião) procurar outros grupos ou outra profissão.

Desculpem o desabafo, mas como a maioria dos membros dos grupos age de forma íntegra e impecável, estou aqui defendendo não só o meu trabalho quanto o de centenas de profissionais dedicados e competentes que fazem desses grupos uma das melhores coisas das quais já tomei parte, e não quero que oportunistas se beneficiem do que não respeitam.

Portanto as exclusões não serão mensais mas a qualquer momento, sendo excluídos todos os membros que não enviaram a contribuição de 1 a 15 do mês ou dos meses anteriores nos quais não houve exclusão. Mesmo não “cobrando” a contribuição mensal a exclusão, quando houver, será retroativa e sem aviso prévio. Só serão poupados os membros que, tendo contribuído normalmente nos meses anteriores, apresentarem um motivo plausível para o atraso do envio da contribuição no mês.

Mesmo os professores mais ocupados e sobrecarregados de atividades pediram para entrar no grupo e devem submeter-se às mesmas regras que os demais, dessa forma o pedido de adiamento de prazo de envio não pode tornar-se um hábito, cada caso será analisado em separado. É necessário que todos se organizem para que a contribuição mensal (no mínimo) não falte, pois são essas contribuições que “alimentam” os grupos.


quinta-feira, 8 de julho de 2010

Estatísticas dos grupos (junho de 2010)

Veja abaixo as estatísticas dos grupos de interpretação do mês de junho:

Interpretação de textos (português) à Após a exclusão dos membros que não estavam de acordo com as regras: entrega de emails definida como “não enviar emails”, endereço de email não confirmado (é necessário enviar mensagens ao grupo de seu email ou seu endereço não será confirmado pelo Google) ou emails devolvidos (endereço de email incorreto), temos 459 membros no grupo.

Interpretación de textos español à Após a exclusão dos membros que não estavam de acordo com as regras (veja os motivos acima, no grupo de português) temos 242 membros.

Reading Comprehension à Após a exclusão dos membros que não estavam de acordo com as regras (veja os motivos nas estatísticas do grupo de português), esse grupo também sofreu a exclusão de membros que não enviaram as contribuições obrigatórias (83 excluídos), temos agora 102 membros.

A tendência dos grupos é crescer e quanto mais membros ativos houver maiores serão os benefícios, mas qualidade é o fator mais importante, e quantidade não significa qualidade,  porque ter centenas de membros que não participam apenas sobrecarrega a moderação, não trazendo qualquer benefício extra para os participantes.

Quanto mais os grupos crescem e evoluem, maior é a necessidade de que as regras sejam seguidas à risca para mantermos a ordem, e também para que seja respeitada e mantida a privacidade e segurança de todos.

Algumas regras visam proteger a segurança dos membros (moderação de mensagens com vírus), manter a justiça (exclusão de membros que só recebem as contribuições e ajuda quando necessitam, mas jamais retribuem), informação a todos os membros (recebimento de todas as mensagens do grupo), privacidade (adoção de um apelido para que seu email não seja exibido para centenas de membros e criação de um “perfil” para que seja mostrado apenas o que você deseja compartilhar) e manter as características do grupo (exclusão de membros que enviam mensagens alheias aos objetivos do grupo após a segunda repreensão).

Vamos manter os grupos da forma mais ordenada e justa possível, preservando nossa privacidade e a dos companheiros, respeitando a todos e colaborando sempre que possível. Quanto mais cada um fizer sua parte, maiores benefícios todos terão.


quarta-feira, 7 de julho de 2010

Como inscrever-se nos grupos

Há 3 grupos de interpretação de textos: inglês, espanhol e português. Na barra lateral há os links para os 3 grupos, escolha em qual(is) grupo(s) deseja se inscrever e visite-o.

Você será redirecionado à página inicial do grupo, procure pelo link “inscrever-me nesse grupo”, que está à esquerda. Clique nele e você será redirecionado para um formulário de adesão.

Preencha todos os campos e não deixe de responder à pergunta final, ou sua inscrição não será aceita.

Veja como preencher o formulário:

Como você quer ler as discussões desse grupo? à escolha a opção “email”. Membros com opção “não enviar emails” serão recusados porque quem não quer ler as mensagens do grupo não deve participar de grupos. Para fazer parte é necessário participar, não só enviando uma atividade mensal, como respondendo aos pedidos de ajuda dos outros membros ou tomando parte nas discussões sobre metodologia, técnicas de ensino e outras iniciadas no grupo.

As opções “email de resumos” e “email com compilação de postagens” são reservadas para administradores ou membros que já tenham bastante experiência de participação em grupos. Os membros novos podem sentir-se perdidos escolhendo essa opção, pois não saberão como acessar as mensagens originais.

Importante: Essa opção só será válida para membros que participem com email do Gmail, já que participando com outro email você não conseguirá acessar as mensagens diretamente do link enviado no resumo ou compilação.

Qual apelido você quer que as outras pessoas do grupo vejam? à Por medida de segurança e também para proteger sua privacidade é importante que você escolha um “apelido” de participação no grupo, que pode ser seu nome, e caso seja um nome comum (poderá haver outros membros com o mesmo apelido) adote também uma parte do seu sobrenome ou as iniciais logo em seguida do seu nome.

Por favor, adote um apelido condizente com nossa profissão de professores, “gatinha manhosa”, “gostosão” e outros são desaconselháveis porque irão depor contra você e os grupos são usados de forma séria, conduzidos com ética, educação e respeito e seu apelido deve adequar-se ao ambiente.

Pergunta do administrador à no final há um campo, responda à(s) perguntas de forma completa e caso queira acrescentar mais algum comentário, esteja à vontade. Os pedidos de adesão que vierem preenchidos incorretamente ou de forma incompleta serão desconsiderados.

Quando tiver preenchido tudo corretamente, clique para enviar e aguarde até receber o aviso de que seu pedido foi aceito. Logo a seguir você começará a receber as mensagens em sua caixa de entrada.

Aconselho que leia as postagens desse blog sobre as regras, contribuições e também os tutoriais deste blog, você terá um “período de carência”, que vai da data de sua admissão no grupo até o final do mês. De 1 a 15 do mês seguinte à sua adesão você já deve enviar sua primeira contribuição mensal obrigatória, portanto leia tudo, não deixe para enviar pedidos de ajuda na véspera do encerramento do prazo de envio, época em que minha caixa está abarrotada de mensagens com contribuições para revisar e provavelmente terei menos tempo para ajudar. Também há o risco de eu não “encontrar” sua mensagem a tempo, no meio de tantas outras.

Importante: Antes de solicitar sua inscrição leia bem as regras que estão postadas aqui no blog (basta clicar em “regras” no cabeçalho do blog e verá todas) e só solicite inscrição depois de entender e se concordar com todas elas.

Caso tenha ainda alguma dúvida, entre em contato comigo postando um comentário (leia nossa política de comentários antes) ou pelo formulário de contato aqui do blog. Responderei assim que possível e farei o que estiver ao meu alcance para ajudar.



terça-feira, 6 de julho de 2010

Envio de contribuições

Para enviar sua contribuição, esteja logado no email que registrou no grupo. No campo “para” coloque o email do grupo (você irá encontrá-lo no final das mensagens que recebe).

No campo “assunto” coloque mês/ano/seu nome – nome da contribuição. No corpo do email mande as informações que julgar necessárias. (o trabalho é seu? como o usou? tem alguma sugestão de uso? é complemento de algum outro trabalho?)

Clique em “anexar arquivo”, procure sua contribuição nas pastas em seu PC e depois clique em “abrir”. Espere carregar e envie.

As contribuições podem ser em formato de imagem (mas não envie páginas escaneadas de livros, respeite os direitos autorais), doc, docx, pdf e odt.

Qualquer dúvida basta entrar em contato comigo por email (use o formulário de contato do blog) ou por comentário nessa postagem.

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Como você usa o grupo?

Há muitas formas de “usar” os benefícios do grupo. Você está usando todo o potencial do grupo ao qual pertence?

Você pode pedir aos colegas do grupo ajuda para enviar material de que está precisando;

Você pode pedir sugestões para atividades em determinados tópicos;
Você pode pedir correções de seus trabalhos pelos membros do grupo;
Você pode pedir links de sites de assuntos que pretende pesquisar;

Mas você também pode:
Ajudar quem pede trabalhos;
Ajudar quem precisa de correção;
Ajudar quem busca links úteis.

O grupo é uma troca, e para participar plenamente do grupo você precisa receber as mensagens e não procurar só quando precisa.

Por essa razão é bom fazer login no seu email pelo menos uma vez por semana e ler as mensagens. Você não gostaria que suas mensagens e pedidos de ajuda fossem ignorados, gostaria? Então também não faça isso com seus colegas.

E lembre-se: não envie mensagens ao grupo para reclamar que está recebendo muitas mensagens ou que quer sair do grupo. Para sair do grupo basta ir à página inicial, clicar em “editar minha participação” e clicar em “excluir”. Você também pode clicar no link “unsubscribe” que está no final de todas as mensagens do grupo e pedir sua exclusão.

Quem não quer receber mensagens não entra em grupo, querer as vantagens que o grupo oferece sem nenhum “trabalho” é chato e não gostaríamos que nossos alunos adotassem essa atitude, certo?

De agora em diante os membros que reclamarem das mensagens serão excluídos, dessa forma não receberão mais nenhuma.

Conto com a ajuda de todos para fazermos do grupo um potente auxiliar em nosso trabalho.

domingo, 4 de julho de 2010

Divulgue o grupo

Se você gosta de participar do grupo, com certeza quer vê-lo crescer. Quanto mais membros atuantes, mais material interessante e útil para nossas aulas. Há várias formas de divulgar o grupo, abaixo vão algumas sugestões:

- Se você tem um blog, envie-me um email solicitando uma “caixa de divulgação”, além de enviar o código posso ajudá-lo a colocar no blog, caso haja necessidade.

- Coloque o link da página principal do grupo abaixo de seu nome como assinatura de seus emails. Se você não sabe como fazer isso, me pergunte como. Futuramente publicarei um tutorial aqui no blog.

- Solicite convites, enviando-me o email dos professores que você gostaria de convidar.

- Faça divulgação boca a boca em seu local de trabalho, mesmo com a internet ela ainda funciona.

Quanto mais divulgarmos o grupo, mais colegas teremos para nos ajudar e colaborar conosco.

sábado, 3 de julho de 2010

Eu tenho um amigo...

Para os meus amigos eu desejo sempre o melhor, e se você gosta de participar dos grupos, por quê não convidar seu amigo? Veja como fazer:

Há duas formas de convidar um amigo para participar do grupo:

1)     Enviando o link do grupo para que ele solicite sua participação.

2)     Apresentando-o (forma mais fácil). Para fazer isso basta enviar-me um email (para meu endereço, não para o endereço do grupo – pode usar o formulário de contato aqui do blog para isso), informando o email do professor que deseja que seja convidado, onde trabalha e se é professor de inglês, português ou espanhol.

3)     Seu amigo professor receberá um convite em sua caixa de email e tudo o que tem que fazer é aceitar seguindo as instruções e se tornará também um membro do grupo.


sexta-feira, 2 de julho de 2010

Como mudar o email de participação



Recebo muitos pedidos de troca de email de participação e a partir de agosto essas modificações ficarão a cargo do membro e não mais serão feitas pela moderação. Veja abaixo o que muda e como fazer:

Há muitos pedidos de mudança de email que muitas vezes precisam esperar dias até que eu os encontre na minha Caixa de Entrada. Para agilizar o processo, essas mudanças ficarão (a partir de agosto) a cargo dos membros do grupo.

Logado no email que pretende usar a partir de agora no grupo:

Vá até a página inicial do grupo (ou use as “caixas” na barra lateral de “visitar o grupo).

Clique no link “inscreva-se neste grupo”. Preencha todos os campos e no último, escreva:

"Troca de email. Participo com o email (informe o email anterior ou seu pedido não será aceito)".

Assim que começar a receber as mensagens do grupo no novo email, faça login no email antigo, que quer tirar do grupo.

Abra uma das mensagens e verá no final da mesma o link: unsubscribe. Clique nele e peça sua exclusão nesse email.

Outra forma é logar no email que quer tirar (email antigo), visitar o grupo e clicar no link “editar minha participação nesse grupo” e escolher “sair do grupo”.

Importante:
Não esqueça de excluir o email antigo quando começar a receber as mensagens no email novo, ou você será banido do grupo.

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Férias de julho

Julho é o mês de férias para a maioria dos professores e merecemos um descanso, nem que seja por alguns dias. Veja como ficarão as contribuições nos meses de julho e agosto:

As contribuições deixam de ser obrigatórias no mês de julho, passando a ser opcionais. Estamos de férias e merecemos descanso, portanto se você tiver alguma atividade que queira enviar ela será bem-vinda, mas se não tiver (já que não estará dando aulas) não será necessário criar uma só para enviar.

As discussões, pedidos de ajuda e informações continuarão normalmente, portanto verifique sua caixa de emails regularmente durante as férias. Essa medida visa a preservar a participação dos membros antigos e a integração dos membros novos, assim terão oportunidade de aprender a participar antes do mês de agosto. Outro benefício é que ao retornar de suas férias você não encontrará sua caixa de entrada abarrotada de mensagens. Viaje mas leve-nos com você.

As contribuições voltarão a ser obrigatórias em agosto e os membros que não contribuírem estarão sujeitos à exclusão dos grupos.
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