terça-feira, 21 de setembro de 2010

Dúvidas frequentes

duvida-thumb2Tento preparar tutoriais com fotos para sanar as dúvidas mais frequentes, mas enquanto não temos tutorial para tudo o que pode ser problema para os novos membros até se adaptarem, há muitas respostas na própria página de ajuda do Google. Abaixo vão algumas orientações, acesse o link correspondente à sua dúvida. Se a dúvida ainda persistir, entre em contato comigo pelo formulário de contato do blog.

Dúvidas frequentes:

Como envio uma postagem para o grupo?
http://groups.google.com/support/bin/answer.py?answer=46242&cbid=1qx0tgu7t5f1j&src=cb&lev=%20index

Por que deixei de receber emails do grupo?
http://groups.google.com/support/bin/answer.py?hl=br&answer=7908

Preciso ter uma Conta do Google para usar o Grupos do Google?
http://groups.google.com/support/bin/answer.py?hl=br&answer=46438

Como posso cancelar minha inscrição em um grupo?
http://groups.google.com/support/bin/answer.py?hl=br&answer=46608

Como acessar o grupo (com outros emails)
http://groups.google.com/support/bin/answer.py?hl=br&answer=46604

Como acessar meus grupos com facilidade?
http://groups.google.com/support/bin/answer.py?hl=br&answer=46853

Como faço para criar / editar meu perfil?
http://groups.google.com/support/bin/answer.py?hl=br&answer=46236

Zailda Mendes

Pastas no 4shared

Todo o material do grupo está na página “discussões”, mas o acesso é difícil, não está ordenado por assunto mas por data, e para encontrar o que procuram os membros precisam acessar o grupo, a página “discussões” e procurar o que precisam usando a caixa de pesquisa do Google no alto da página. Depois disso precisam abrir email por email e fazer download de tudo.

Os membros que estão registrados no grupo com outros emails (Hotmail, Yahoo, Bol, etc.) precisam registrar esse email no Google Groups e depois logar com esse email para só então terem acesso às atividades enviadas ao grupo. Você pode ver como cadastrar seu email buscando na categoria “tutorial” do blog.

Para minimizar esse processo eu posto todo o material enviado ao grupo em pastas no 4shared. A cada mês faço upload das atividades de um dos grupos e assim que as envio para o 4shared envio uma mensagem ao grupo com o link da pasta e a nova senha para acessar a pasta. Essa senha só é modificada após a exclusão dos membros não-contribuintes e a informação dessa senha para não-membros é motivo de exclusão do grupo.

Para fazer o upload eu abro todos os emails e no caso de as atividades ou o campo “assunto” não estar preenchido com informações suficientes para que eu possa subir o documento para a pasta apropriada, eu tenho que abrir e renomear.

Dessa forma um processo que por si só já é demorado acaba demorando muito mais. Não custa quase nada, você irá gastar para colocar em sua apostila um nome que a identifique o mesmo tempo que gasta para nomeá-la como “contribuição grupo”, que é um título que não me diz nada e me obrigará a abri-la e ler tudo para ver o que contém.

Também gastará colocando no campo “assunto” do seu email informações mais precisas sobre o que está enviando ao grupo (interpretação com tirinhas + substantivos – quinto ano) o mesmo tempo que gasta para escrever simplesmente “contribuição de agosto”, o que também não me ajuda em nada.

As apostilas e mensagens nomeadas dessa forma (contribuição de agosto, doc, etc.) não aparecem nas pesquisas da página de discussões, então elas só serão utilizadas se postadas na pasta do 4shared, mas para fazer isso de forma eficiente eu preciso de sua ajuda, pois ninguém melhor que você (que é o autor) para descrever o conteúdo de sua apostila. Gaste o mesmo tempo que gasta nomeando-a de forma que não ajuda em nada, adicionando informação que será útil a todos.

Estamos no grupo porque não temos muito tempo e o grupo foi criado para que tenhamos o máximo de benefícios com o mínimo de esforço e tempo, então vamos colaborar para a organização do grupo. Como eu já disse: o grupo é nosso, vamos trabalhar de forma organizada para que ele possa ajudar da melhor forma possível.

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Exclusão de membros (setembro de 2010)

Segundo as regras dos grupos a contribuição mensal é obrigatória e em sua falta o membro será excluído do grupo. Eu entendo que é chato ter que enviar algo, nem sempre estamos dispostos ou com tempo para fazer o que é necessário.

Todos nós temos dezenas de atribuições e pode acontecer de o período de contribuição (de 1 a 15 de cada mês) coincidir com época de provas, ou estarmos com centenas de lições de casa para corrigir.

Eu não quero ser chata e nem gostaria de privar ninguém dos trabalhos que recebe do grupo. Sei que somos ocupados, mas se por um lado pode nos atrapalhar ter que parar outras coisas mais importantes para escolher ou preparar algo para enviar ao grupo, também é verdadeiro que ter dezenas de trabalhos comodamente estocados num só lugar (a sua caixa de entrada) para escolher o que vamos usar, e muitas vezes até com gabarito, por que não usar uma parte desse tempo que deixamos de gastar procurando na internet ou em livros o que já recebemos do grupo?

Eu faço vista grossa, protelo o máximo que posso, mas chega uma hora em que não posso deixar de levar à risca o que está nas regras. Num grupo como o de português, por exemplo, onde temos quase 600 membros, uma vez que pelo menos uma contribuição mensal é quesito essencial e obrigatório para a permanência no grupo, a lógica nos faz crer que teríamos pelo menos 600 contribuições até agora, certo? Pelo menos a matemática, que é uma ciência exata nos leva a deduzir.

No entanto temos pouco mais de 300 contribuições até agora. Ou muito me engano ou tem muita gente no grupo sem contribuir. Quase a metade, se não levarmos em conta que alguns membros enviam mais de um trabalho por mês, ou enviam um pedido de ajuda, o que conta como mensagem mas não contém contribuição. Se fizermos a conta na ponta do lápis veremos que de 600 membros uns 200 enviaram contribuições até agora.

Eu entendo que todos se beneficiam com o conteúdo que recebem do grupo, mas quando entraram foi solicitado um pagamento, com o qual concordaram: uma contribuição em troca de 300 – ou 600, se todos contribuíssem.

Isso significa que nós que estamos enviando nossa contribuição religiosamente deixamos de receber 300 contribuições só neste mês. Significa também que muita gente “se finge de morta” e continua recebendo as contribuições sem retribuir.

Primeiro fiz uma “limpeza” no grupo de inglês, que de 300 passou a ter pouco mais de 100 membros e (como eu havia previsto) o número de contribuições com 100 membros foi maior que o do mês anterior com 300 membros.

Depois foi a vez do grupo de espanhol, que de quase 400 ficou com menos de 100. Novamente o número de contribuições não mudou muito de um mês para outro.

Nesse mês, eu sinto muito, mas os membros “silenciosos” do grupo de português serão desentocados do cantinho confortável onde estão instalados. Eu sei que para muitos o grupo é útil e que são professores estreantes e que precisam do material, mas se precisam mesmo, não seria o caso de encontrar uma forma de retribuir?

Eu até nem me incomodo tanto, mas creio que não seria justo com quem contribui religiosamente (e só eles sabem a que custo) deixar que aqueles que não contribuem continuem se beneficiando do material do grupo. Dessa forma, talvez no final desse mês sejamos bem menos membros, mas com certeza isso não irá mudar o volume de contribuições do grupo.

domingo, 19 de setembro de 2010

Semana do desafio - você quer participar?

Na semana que vem (de 20 a 26 de setembro) lançarei nos grupos de interpretação um desafio: quem consegue criar o trabalho de interpretação mais “diferente”?

A ideia é que os colegas pensem em algo que saia do lugar-comum: receita de bolo? manual de instrução? vídeo com capítulo da novela? letra de música? anedota?

Cada um deve procurar alguma coisa que considera útil explorar. Por exemplo: uma amiga minha quase morreu porque não entendeu a receita do médico. Quantos morrem por ano, ou pioram em vez de melhorar porque não entendem a bula do remédio? Quantos têm dificuldades sérias porque não sabem ler um manual de instruções? Quantos entendem de verdade os comerciais de TV?

Ao final do “desafio” com certeza teremos muitos trabalhos originais e que serão muito úteis não só para nossos alunos “tirarem nota na prova”, mas também na vida prática. E nada melhor que aprender algo que sabemos que vamos usar pela vida afora, não é mesmo?

Durante a semana postarei mais sobre o assunto, depois faremos um balanço e veremos o que conseguimos. Também estou aberta a outras ideias e projetos. Se você tem uma ideia, partilhe por comentário ou usando o formulário de contato.

sábado, 18 de setembro de 2010

Exercícios de gramática

Durante a semana passada os membros dos grupos manifestaram-se a respeito dos exercícios de gramática enviados como contribuição mensal aos grupos de interpretação de textos (inglês, português e espanhol). Eu lancei essa “pesquisa” porque durante o mês de agosto recebi diversas reclamações de membros que estavam descontentes porque entraram no grupo para receberem trabalhos com interpretação de texto e estavam recebendo mais exercícios de gramática.

Vejam bem a situação: o combinado era que cada pessoa “pagaria” pelas apostilas de interpretação de textos com uma apostila de interpretação de textos ao mês. Num grupo com centenas de pessoas é um pagamento justo, não é? Se fôssemos exigir mais que isso poderíamos estar criando mais problemas para os professores que entraram para o grupo porque não têm tempo de criar exercícios ou não tem criatividade para criar tantos exercícios quantos julgam ser necessários para seus alunos.

Em troca dessa contribuição mensal cada membro recebe muitas contribuições, portanto tem material com interpretação de textos para trabalhar o mês inteiro, ou até o ano inteiro.

Como todos nós usamos gramática e muitas vezes a inserimos em nossas apostilas de interpretação (a gramática contextualizada surte mais efeito que a ensinada “a esmo”), os exercícios de gramática são considerados úteis – e nenhum de nós em nenhum momento pode dizer que não são. Mas se abrirmos a opção para recebermos exercícios de gramática em troca de interpretação de textos, estaremos abrindo uma porta que não conseguiremos fechar.

Como exercícios de gramática estão por todo lado na internet e nos livros, será muito mais cômodo enviar algum exercício ao grupo, já que tempo é o que todos nós menos temos em mãos. Mas seria injusto com quem se deu ao trabalho de preparar um trabalho para seus alunos, ou mesmo para enviar ao grupo, porque sabemos que “criar” dá muito mais trabalho que simplesmente “copiar e colar”.

Dessa forma os exercícios podem ser enviados, mas continuarão não sendo considerados como contribuição mensal, ou seja: o fato de enviar 300 arquivos com exercícios não o desobriga de enviar seu trabalho de interpretação. Ele é obrigatório para a sua permanência no grupo.

Existem grupos especializados em exercícios de gramática e muitos dos membros dos grupos de interpretação são também membros desses grupos, e o que vemos é que algumas pessoas simplesmente pegam um exercício que copiaram da internet ou que alguém lhes emprestou e enviam a todos os grupos dos quais fazem parte.

Dessa forma essa pessoa envia um exercício de gramática e recebe centenas de contribuições variadas de cada grupo, o que não é justo. O simples fato de pertencer ao grupo já nos poupa bastante tempo, além de participarmos de discussões que nos auxiliam e nos melhoram como profissionais.

Então não vamos tratar o grupo como se fosse “mais um”. Vamos zelar para que o material partilhado no grupo seja de qualidade porque não nos interessa apenas a quantidade. Queremos que cada membro sente-se pelo menos uma hora por mês em frente ao seu computador e pense com carinho no que vai enviar ao nosso grupo. Não queremos que você nos envie qualquer coisa. Eu não envio qualquer coisa e há muitos membros que (tenho certeza do que estou dizendo) ficam dias escolhendo até decidir o que enviar. Ou que enviam tudo o que será útil para os outros.

Grupo é partilha. É dar valor ao que recebemos da mesma forma que todos gostamos quando nos valorizam. E uma das formas de valorizar e agradecer o muito que recebemos é enviando o melhor possível.



sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Mensagens durante o período de pré-eleição

Durante o período eleitoral recebemos muitas mensagens sobre o assunto, e agora que as campanhas eleitorais foram autorizadas na internet essas mensagens tendem a se multiplicar. É raro o dia em que não recebo pelo menos uma dúzia dessas mensagens.


Algumas apóiam candidatos, outras criticam os políticos que estão agora ocupando cargos públicos, na tentativa de obter apoio para partidos ou candidatos de oposição. Algumas dessas mensagens nos fazem rir (de nossa própria desdita), outras nos fazem pensar. Elas podem ser úteis ou apenas mais um transtorno. Qualquer que seja o caso, elas podem facilmente ser enquadradas na categoria de “spam”, ou seja: mensagens indesejadas, enviadas a um grande número de pessoas ao mesmo tempo.

Elas não contém nada especificamente para quem as recebe, são mensagens enviadas em massa e indiscriminadamente para vários clientes de emails, que vêem suas caixas de entrada abarrotadas do que podem considerar (ou não) como “lixo eletrônico”.

Num grupo temos centenas de pessoas e fatalmente nem todos compartilharão da mesma opinião, o que alguns podem considerar engraçado, outros considerarão abusivo ou até ofensivo. Cada membro entrou no grupo com um motivo e esse motivo tem a ver com o tema do grupo, o tipo de trabalho que espera receber. Ao entrar no grupo, essa pessoa nos deu permissão para enviar-lhe mensagens sobre determinado assunto que é do seu interesse.

Se começarmos a enviar essas “correntes” que nada têm a ver com o objetivo do grupo estaremos abusando da autorização que essa pessoa nos deu. Ela disse claramente que nos autorizava a enviar-lhe maçãs, portanto se começarmos a enviar-lhe indiscriminadamente bananas, peras e abacates, estaremos abusando da confiança que em nós depositou ao compartilhar seu email conosco no grupo.

Eu entendo que queiramos divulgar o que julgamos interessante, engraçado ou mesmo útil, mas como eu disse acima, nem sempre o que é útil para mim o é também para todos os outros membros. A única coisa que sabemos a respeito dos outros membros é que as mensagens relativas ao tema do grupo serão úteis para eles, qualquer coisa que destoe do tema é uma temeridade porque não saberemos se estamos ajudando ou atrapalhando e tenho certeza que ninguém quer atrapalhar ou enviar mensagens que serão consideradas como “lixo”.

Se quer enviar esse tipo de mensagem (que em sua maioria eu considero totalmente dispensável) não temos nada contra, mas não as envie ao grupo. Caso alguém insista em enviar mensagens estranhas ao objetivo do grupo e haja alguma reclamação por parte dos membros, essa pessoa será banida do grupo. E banindo alguém de um grupo Google, se essa pessoa usa um email do Gmail e o motivo da exclusão foi por enviar mensagens consideradas como “spam”,  essa pessoa irá perder também o email Gmail e todos os serviços do Google que utiliza (Picasa, Blogger, Orkut, etc.),

Por favor, pense duas vezes antes de enviar mensagens ao grupo. Pense:

  • É algo que criei ou estou dando o crédito a quem o fez?
  • Está relacionado ao tema do grupo?
  • Irá ajudar a alguém?


Depois de passar sua mensagem por essas “3 peneiras”, envie e ela será muito bem-vinda!


Related Posts with Thumbnails