quinta-feira, 21 de abril de 2011

Dificuldades com Internet

analfabetoOs grupos de interpretação foram criados com um objetivo claro e bem específico: compartilhar ideias e material usado para interpretação de textos em inglês, português e espanhol. Dentro de sua proposta inicial pode-se dizer que obtivemos sucesso absoluto, pois é o que fazemos  – principalmente. E digo “principalmente” porque há problemas recorrentes que a despeito de haver esse blog aqui para solucioná-los,  continuam teimando em aparecer no grupo.

Não quero ser chata nem grosseira, tenho bastante paciência e sempre me disponho a ajudar, mas se os colegas têm pouco tempo livre eu sofro do mesmo mal e não pretendo gastar o meu pouco tempo livre ajudando quem não quer se ajudar.

A internet é uma realidade

Brigar com a internet, considerá-la nociva ou simplesmente ignorá-la me parece uma atitude reacionária que não combina com nossa profissão. Hoje temos milhares de recursos para o ensino e aprendizado na internet, livros e cursos à distância e tudo leva a crer que essa tendência, ao invés de regredir, irá firmar-se e expandir-se cada vez mais.

Como professores temos que investir tempo, dinheiro e esforço em nossa capacitação profissional. Não se entende hoje um professor que não saiba pelo menos se virar com as novas tecnologias. Não é necessário ser um expert, mas é necessário saber enviar um anexo de email, encontrar o que se precisa em um site, fazer download ou upload de um arquivo. E eu disse (vejam bem) – necessário. Para quem quer progredir ou mesmo manter-se nessa profissão, “não saber”, “não conseguir”, “ser uma negação” e afins não são opções viáveis. A internet está inundando todo o nosso universo profissional (e também nossa vida pessoal) e se não aprendermos a nadar iremos submergir e afogar.

Capacitação

Entendo que os professores associam-se a grupos como os nossos para melhorarem em sua área de atuação, fornecendo material diversificado e de qualidade a seus alunos, facilitando sua função e otimizando resultados junto a eles.

Mas para que isso aconteça, cada um é responsável por sua adequação à forma de participação e atuação nos grupos. O que eu não entendo é que alguém se filie a um grupo e não se mexa para aprender a utilizar seus recursos.

Analfabeto digital?

Se temos o analfabeto funcional, nosso principal público alvo quando nos propomos a ensinar técnicas de interpretação, também encontramos os analfabetos digitais, que são pessoas que não estão acompanhando a velocidade com que a tecnologia se propaga e é assimilada pelos diversos setores de nova vida profissional e pessoal.

Se hoje quem não sabe acessar sua conta bancária pela internet e só consegue acessá-la via caixa eletrônico com ajuda já tem problemas, maiores ainda virão quando os bancos perceberem que ter agências virtuais e atendimento 100% informatizado cortará custos e reduzirá drasticamente o número de funcionários.

Em um futuro não muito distante creio que faremos praticamente tudo pela internet (não só preferencialmente, mas exclusivamente) e sem ajuda porque não haverá pessoal disponível para nos auxiliar.

A internet, além de nos fornecer ferramentas para fazermos o que queremos quando quisermos, também nos joga um “vire-se” bem grande na cara. Ou você se vira ou não vai fazer, porque não há ninguém para fazer por você.

O que fazemos pela internet

Quando fui me aposentar fui informada de que o INSS não faz mais a contagem para saber se eu já tinha tempo de contribuição para solicitar minha aposentadoria. A mocinha que me atendeu me deu um papel com o endereço do site onde eu deveria entrar e inserir os dados de minha carteira profissional e o site calcularia meu tempo de serviço. Ou seja: vire-se.

Já temos lojas como Dell e Submarino que só existem no mundo virtual. Não podemos ir lá para escolher. Se quisermos comprar tem que ser pela internet. E quantas lojas irão em um futuro próximo perceber que tendo apenas lojas virtuais estarão cortando gastos e obtendo mais lucro?

Professora X baby-sitter

Eu já escolhi minha profissão e ser “baby-sitter” nunca me atraiu. Eu até faço tutoriais porque compreendo que nem todos são auto-didatas e a maioria necessita de instruções para aprender. Mas também entendo que para aprender tem que haver vontade e esforço. Quem não quer e nem se esforça não vai aprender. Quem se escora na desculpa batida e esfarrapada do “não consigo” está zombando da minha inteligência.

Quem lê um tutorial e me diz “não consigo” está tentando me convencer de que o computador dele só de malandragem se recusa a reagir como todos os outros computadores, só para sacaneá-lo. Quem me diz “no meu não aparece isso” está tentando me convencer de que a internet tem duas formas de reagir: uma para essa pessoa específica e outra para o resto dos mortais.

Eu entendo que uns têm mais dificuldades que outros, mas cabe a cada um esforçar-se na medida necessária para conseguir o que todos conseguem se tentarem. Quando alguém me diz “não consigo, me ajude” na verdade está enviando uma mensagem diferente e nada agradável:

- Meu tempo é precioso e não vou desperdiçá-lo tentando fazer algo que você pode fazer por mim.

Será que essa pessoa pensa que o tempo dela é mais precioso que o meu? E por que eu deveria empregar o meu tempo para fazer algo que outra pessoa precisa, se até ela achou que seria um desperdício de tempo?

Valores iguais

Se o seu tempo vale dinheiro, o meu vale tanto quanto o seu. Se executar determinadas tarefas para você demanda esforço, o mesmo vale para mim. Sejamos justos: eu não estou aqui para servir ninguém, só estou aqui para ajudar. Se você não sabe a diferença entre ajudar e servir, por favor, consulte um dicionário ou use seu bom-senso.

“Ah, mas eu não sei fazer e você sabe.” Mas ninguém nasceu sabendo. Quando eu nasci nem existia computador. Quando comecei a usá-los não sabia nem como ligar. Não sabia onde estava o processador de textos e mais de 100 vezes comecei outro documento do zero porque o que eu estava fazendo “sumiu” porque eu acidentalmente toquei em uma tecla e abri outra página. Todos passamos por essa fase, mas eu me esforcei, aprendi e superei. Cabe a cada um fazer o mesmo. Ou não.

Pague o preço

Se você não quer aprender, se pretende seguir pedindo ajuda e escondendo-se atrás de falsas desculpas, o problema é seu. E até onde eu entro nisso, continuará sendo problema seu. Não tente transferir seu problema para mim, porque eu já tenho os meus.

Você quer aprender? As ferramentas estão aqui no blog. Você não quer aprender? Então pague o preço pela sua atitude, que provavelmente será cada vez mais pesado.

assinatura amarela

domingo, 3 de abril de 2011

Você foi excluído do grupo?

exclusãoA gente sabe como é brasileiro, deixa tudo para a última hora. Ainda mais sendo professor, já que temos dezenas de prazos a cumprir, reuniões, formulários para preencher, tarefas para corrigir, aulas para preparar… Eu sei que é uma loucura e que alguns simplesmente perderam o prazo, mesmo sabendo que ele terminava em 31 de março.

Outros nem sabiam o que estava acontecendo (deveriam estar mais atentos ao que ocorre no grupo, afinal a gente se inscreve em um grupo para participar, não é? Ou será que estou enganada quanto a isso?) e de repente viram que estavam excluídos.

O que fazer agora

Quase que imediatamente após as exclusões comecei a receber dezenas de mensagens em todos os meus emails e sites de onde participo, pedindo para incluir emails. Infelizmente eu não vou acessar todos os meus emails agora (alguns eu acesso só uma vez por semana) nem vou adicionar todos os emails das pessoas que foram excluídas.

Como eu digo a meus alunos, eu fiz minha parte em tempo hábil, avisei várias vezes durante o mês, quem foi pego de surpresa não foi por culpa minha. Então mais que justo pedir que essas pessoas agora visitem a página do grupo e peçam inscrição novamente com email do Gmail. Assim que eu visitar a página do grupo serão aceitos novamente.

Participação

Porém peço que antes de solicitarem nova inscrição pensem bem se realmente querem voltar a participar. Se vão dar atenção às regras, manter-se em dia com as atualizações, receber e ler as mensagens importantes.

Se você vai marcar “não enviar emails” é porque realmente não quer participar e vai perder o seu tempo solicitando nova inscrição porque será excluído imediatamente porque “não receber emails” é uma opção que não é permitida nesse grupo. Quem não quer receber emails do grupo basta continuar excluído que com toda a certeza não os receberá.

Regras

O grupo conta com várias regras que visam proteger os membros e facilitar sua participação. Elas têm que ser obedecidas e se você não quer obedecer ou não concorda com elas, deixe como está. Não crie problemas para os outros e para você.

Se você realmente quer colaborar, associe-se a nós e será bem-vindo. Faremos de tudo para facilitar sua vida, desde que você faça o mesmo. Somos professores e uma de nossas “missões” em sala de aula é justamente manter a ordem e propiciar um ambiente justo onde haja igualdade para todos. Sei que isso é utopia, mas quanto mais justo e igualitário for nosso grupo, mais estaremos permitindo que todos cresçam e beneficiem-se com as trocas.

assinatura amarela

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Aprovação de membros novos

Entrance-Signs---Industrial-PDL25DDHPLYALU-lgOs grupos têm crescido bastante durante os últimos meses, mas o que nos interessa não é ter uma quantidade grande de membros com poucas contribuições. Membros que não participam também não acrescentam nada ao grupo. Precisamos de grupos coesos, comprometidos com a facilitação de nossas aulas e otimização do aprendizado dos alunos.

Nova fase

Os grupos já provaram que dão certo, que bem gerenciados e com a participação de todos conseguem ser uma ferramenta poderosa e uma fonte de material, ideias e aprendizado muito útil para nós professores. Algumas medidas foram tomadas para manter a atmosfera de participação e auxílio mútuos e a mais importante creio ser a adoção do Gmail como principal fonte de comunicação, pois dessa forma não haverá lugar para participantes “desinformados”, que não lendo (ou lendo em ordem diferente da “linha do tempo”) o que recebem, enviam mensagens e intervenções equivocadas ou repetidas ao grupo, obrigando-nos a repetir sempre as mesmas respostas. Também a proibição de adoção do famigerado “não enviar emails” como opção de envio de mensagens não permitirá que os membros permaneçam alheios ao que ocorre no grupo.

Participação para crescimento real de todos e não dos números do grupo

Os números que devem crescer nos grupos são os de intervenções proveitosas e envio de colaborações.

Aumentos considerados “indesejáveis”:

  • membros que não recebem ou não leem as mensagens.
  • membros que “fingem-se de mortos” só recebendo e jamais doando absolutamente nada.
  • membros que só recorrem ao grupo para pedir, pedir, pedir…
  • membros que enviam novamente perguntas que já foram exaustivamente respondidas em mensagens anteriores.
  • membros que enviam “contribuições” que nada têm a ver com o tema do grupo.
  • membros que ao receberem as contribuições solicitam mudanças, respostas, conversões, etc. Leiam os tutoriais de conversão de formatos de arquivos. Estamos aqui para ajudar e meu maior prazer é ensinar algo novo que será útil para alguém.
  • membros que não nomeiam corretamente suas contribuições, dessa forma todos terão que abrí-las e baixá-las para saber seu conteúdo.
  • membros que enviam qualquer coisa uma vez por mês (e sem citar a fonte) apenas para “inglês ver”. Se o grupo ajuda o descaso não deveria ser seu método de “pagamento”.

Queremos ver o crescimento de:

  • discussões das quais possamos tirar ensinamentos, ideias, manisfestar opiniões e procurar soluções / resultados.
  • pedidos de ajuda respondidos por qualquer membro que possa auxiliar.
  • independência dos membros para procurar material no grupo, guardar links enviados, visitar o blog e ler as postagens sobre regras.
  • tutoriais úteis para todos (desde que sejam lidos pelos membros do grupo).
  • membros interessados em aprender tarefas simples que qualquer um pode executar, não requerendo mais que 2 ou 3 cliques, tais como: mudança de apelido, troca de email, saída do grupo, acesso às páginas do grupo (agora disponíveis para todos com o Gmail), busca de material estocado no site.
  • envio de material (contribuiões) dentro do tema do grupo.

Admissão de membros novos

Para que o crescimento do número de membros se dê de forma organizada só serão admitidos uma vez por mês e após a exclusão dos não-contribuintes do mês anterior. Seu pedido será analisado num período que irá durar de 1 a “n” dias e não adianta reclamar, essa será a norma para admitir novos membros de agora em diante. Fazer parte do grupo é um privilégio que será concedido apenas a quem quer colaborar.

Diariamente irei à página de solicitação de participação e excluirei os pedidos que infringem as regras do grupo (quem quer entrar e já chega desrespeitando as normas não vai conseguir acesso):

- não respondem à “pergunta” feita pela moderação

- marcam para “não receber emails”

- inscrevem email que não seja Gmail

Os que permanecerem na página até o dia de admissão serão aprovados em um número compatível com os membros do grupo. Nessa primeira fase, apenas o grupo de português tem mais de 300 membros e esse número deverá cair caso em abril não haja contribuição de todos os membros na página do grupo.

Tomemos pois como base o número 300, que será o número máximo permitido até uma segunda avaliação (até que todos os 300 estejam contribuindo e suficientemente “escolados” nas tarefas dos grupos).

Até o mês de julho os membros que têm mais participação em cada grupo serão contatados para saber de seu interesse em se tornarem moderadores de seu grupo. A cada novo moderador admitido será também elevado o número de membros permitidos em 100.

Exemplo:

Até julho o grupo de espanhol terá um número máximo de 300 membros. A partir de julho com + 1 moderador, esse número será elevado para 400 membros. Com a adição de + 1 moderador, 500 membros e assim por diante.

Quantos novos membros serão admitidos

Após a exclusão de membros será habilitado um número de membros novos até o limite de cada grupo. Se o limite do grupo é de 300 e após a exclusão houver 250 membros, serão admitidos 50 novos membros em ordem de data de inscrição, dos que foram aprovados (preencheram tudo corretamente e informaram email do Gmail). Os restantes (que já foram aprovados) continuarão aguardando até o próximo mês ou até a admissão de novo moderador.

Tarefa primordial dos moderadores

Cada moderador ao ser admitido receberá a lista dos 100 novos membros que foram admitidos no grupo e dos quais deverá se encarregar. Deverá enviar a eles emails periódicos instruindo sobre as regras do grupo, explicando e exemplificando os procedimentos padrão. Após o perído de 30 dias esses novos membros deverão enviar sua primeira contribuição ao grupo, deixando de ser “responsabilidade” do moderador. Após esse período não mais serão considerados “membros novos” e estarão sujeitos a todas as regras do grupo.

Espero com esses novos procedimentos estar contribuindo para a elevação do padrão dos grupos e a manutenção da paz e a ordem.

Boas trocas!

assinatura amarela (2)

Remoção de emails em março

banido

Conforme foi amplamente divulgado no blog e no grupo, ontem terminou o prazo para a troca de emails pelo Gmail. As razões da troca já foram explicadas em postagem anterior, por favor, procurem caso haja interesse.

Números dos grupos

Interpretação de Textos

Emails registrados em 31/03/2011 - 739
Membros do grupo em 01/04/2011 - 405

Interpretación de Textos - Español

Emails registrados em 31/03/2011 - 365
Membros do grupo em 01/04/2011 - 197

Reading Comprehension Texts

Emails registrados em 31/03/2011 - 205
Membros do grupo em 01/04/2011 – 132

Outros critérios de exclusão

Além dos emails que não são do Gmail, também foram excluídos:

Emails devolvidos – é dever do membro manter sua caixa de entrada livre, deletando as mensagens desnecessárias para que não fique abarrotada e devolvendo as mensagens do grupo.

“Não receber emails” – foi assegurado aos membros o direito de “não receber emails” do grupo, pois foram excluídos. Sendo assim não mais receberão qualquer mensagem nossa e nem poderão desfrutar das atividades que trocamos. Quem não quer receber mensagens não deve entrar para “listas de emails”.

Qualidade X quantidade

Não me interessa ter grupos numerosos (que dão muito mais trabalho para moderar) se esse número não se traduz em participação. Membros que nem sequer desejam receber as mensagens do grupo são um “peso morto” que não necessitamos carregar. Da mesma forma membros que não enviam sequer a contribuição mensal obrigatória são pessoas que não entendem o sentido da palavra “troca”, não estão preocupados em colaborar e portanto não podem ter o direito de usufruir do trabalho árduo e sério dos profissionais que se preocupam em melhorar a qualidade do ensino preparando trabalhos customizados para seus alunos e ainda os compatilham com os colegas.

Atenção às regras

Peço a todos a atenção às regras, pois ninguém será excluído de forma arbitrária, mas só permanecerão no grupo os membros que realmente participam, respeitam as regras e estão interessados em aprender, crescer e ajudar.

Boas trocas em abril!

ass verm

Related Posts with Thumbnails