sábado, 5 de junho de 2010

Cuidado é vírus!!!

Essa mensagem tem aparecido algumas vezes em resposta a algumas mensagens enviadas ao grupo, e a explicação é que estamos no final do semestre, então estamos procurando material, abrimos mais mensagens, visitamos mais sites, então ficamos mais expostos a "pegar" algum vírus (ninguém está livre).

Abaixo estão os procedimentos em caso de alerta de vírus no grupo:

Assim que a mensagem aparece, é postado um aviso. Não apago a mensagem original, que permanece abaixo da minha, para que todos identifiquem a mensagem "suspeita" assim que a abrirem.

O membro que enviou a mensagem é colocado "sob moderação", suas mensagens não entram diretamente no grupo para não expor os outros membros. Quando outra mensagem é enviada eu vou primeiro verificar seu conteúdo e só depois de receber duas mensagens "limpas" o membro será liberado da "quarentena".

Assim que o membro é colocado sob quarentena é avisado de que seu pc está infectado, para que possa tomar providências.

Para fugir dos vírus, algumas dicas:

- Não abra todas as mensagens que receber sem antes verificar se estão "limpas". Quem usa o Gmail pode ficar mais tranquilo, uma vez que o Google faz isso, basta que deixe configurado para tal.

- Use um bom antivirus, mas deixe ativado "para verificar atualizações ao iniciar". Pode atrasar um pouco para abrir o pc no caso de ter pouca memória (1 GB ou menos) mas compensa pela segurança de ter um antivirus constantemente atualizado.

- Baixar todas as atualizações disponíveis no mesmo dia em que for avisado que estão prontas para serem baixadas, e instalar ao fechar.

- Antivirus confiáveis: Avira, Norton, Avast, AVG. Na verdade a maioria faz o que promete (mesmo os gratuitos) o problema normalmente é a forma como o configuramos (tem que ser atualizado constantemente). Também é importante escanear pelo menos uma vez por semana todo o pc. No caso de pc com 1 GB ou menos de memória RAM e muitos arquivos pode demorar uma hora ou mais. Nesse caso ligue o pc antes da hora que for usar e ponha-o para escanear tudo, ou então assim que terminar ponha-o para verificar, vá tomar banho, jantar, etc.

- Sites como o hotmail deixam muitos programas maliciosos, que podem roubar senhas ou danificar seu computador. Depois de passar muito tempo em sites "inseguros", passe um "limpador". Recomendo o ccleaner, faço uma limpeza a cada 2 dias ou sempre que entro nesses sites que gostam de grudar tudo quanto é tipo de porcaria no pc da gente. Normalmente recolho de 100 a 300 MB de lixo, que vão para o espaço no mesmo momento. O Google também tem o Doctor, que é muito bom nesse sentido, limpa todos os cookies e programinhas indesejáveis que podem representar ameaças ao pc.

- Uso o Firefox, que considero mais seguro que o Internet Explorer. Para aumentar a segurança uso alguns complementos, o que mais me ajuda é o WOT (procure em Firefox - complementos), que mostra a segurança dos sites por cores. Na frente de cada link aparece uma bolinha. Se for verde posso acessar sem susto; se for amarela posso ir mas ccleaner depois; se for vermelha, nem pensar, pode estar a salvação da lavoura lá que eu não acesso nem que a vaca tussa 3 vezes, de salto e dançando o rebolation.

Todos os programas sugeridos aqui já foram usados por mim com bons resultados mas como já se dizia, prudência e caldo de galinha não fazem mal a ninguém. Não vá abrindo tudo o que recebe, principalmente anúncios, powerpoints que tocam musiquinha (já detonei meu pc com um deles, que tocava "what a wonderful world", que era um virus que acabava com tudo que tinha no pc e ele nem ligava mais). Não clique pra ver fotos (principalmente as que você não pediu) nem pra ver o que estão falando de você (estão falando que é trouxa por cair numa armadilha velha dessa....) nem pra ver o que fizeram com sua foto (vão fazer é com seu computador se clicar nisso). Nem em sonho clique em links dizendo que você ganhou na loteria, não forneça dados para pessoas que moram lá onde o Judas perdeu a meia e que estão fugindo não sei do que e têm uma fortuna para investir no Brasil.

Não caia no conto do vigário, não acredite em tudo que lê. Fábrica nenhuma está dando laptop de graça e você não ganhou 10.000 dólares porque enviou a mensagem n° 2.040.078.084 que foi sorteado na loteria do Afeganistão. Tudo isso são formas de despertar seu interesse e induzí-lo a clicar em links que irão infectar seu pc ou roubar senhas de bancos e depois - já sabe!

Eu só abro os anúncios que eu solicitei, os outros configuro por filtros a irem direto para a lixeira, assim nem me despertam curiosidade. Recebo anúncios do Submarino e da Livraria Saraiva porque me inscrevi para isso, outros anúncios serão sempre encarados como "suspeitos e indesejados". 

É como na vida real, gente. Você acredita se alguém te parar na rua dizendo que tem uma fortuna para investir e que foi com a sua cara, basta você passar todos os seus dados pessoais para botar a mão numa grana preta cujos juros serão seus? Então deve acreditar também em Papai Noel, Cegonha, a loura do banheiro, etc. Eu não abriria mensagem nem da minha mãe se começasse com: olha aquela fotinha que você pediu.... mesmo porque minha mãe já morreu (que Deus a tenha em Sua infinita glória) e ela nunca escreveria assim. E não é porque é minha mãe que ela não poderia pegar vírus. Nem todos disseminam vírus porque querem, muitos nem sabem que estão com o pc "bichado".

Abram os olhos. A internet é tão segura quanto qualquer rua da cidade. Acreditamos em tudo o que nos dizem? Não. Então. Com um olho fechado e o outro bemmmmmmm aberto então.

Espero ter ajudado.

Envio de contribuições

Antes de enviar sua contribuição, atente para os seguintes detalhes:

- O título do arquivo explica seu conteúdo? Se não, faça como no exemplo:

Conversinha mineira - interpretação, verbos, diversidade linguística, debate

- O campo "assunto" do email está preenchido corretamente? Veja o exemplo:

JUNHO/2010/ZAILDA - CONVERSINHA MINHEIRA - INTERP., VERBOS, DIV LINGUÍSTICA, DEBATE

- Anexei o documento? As contribuições são aceitas nos formatos: doc, docx, odt, pdf ou ormatos de imagem. Também podem ser enviados ppt e pps.

- Há gabarito? Informe no corpo do email. Se você tem o gabarito, inclua-o no envio; se não tem, informe no corpo do email:

(o trabalho não é meu, não tenho o gabarito / as respostas são livres, não há gabarito)

- Estou enviando para o endereço correto? Alguns membros de mais de um grupo estão enviando trabalhos de espanhol para o grupo de inglês, ou vice-versa, ou então anexando os trabalhos de inglês, português e espanhol no mesmo email e endereçando aos 3 grupos. Isso não é permitido. Os membros do grupo de inglês (por exemplo) devem receber apenas trabalhos de inglês e não de 3 idiomas diferentes.

- Os membros podem (e devem) comentar quando o arquivo enviado está em desacordo com as regras, afinal o interesse em manter a qualidade dos trabalhos é de todos. Se encontrarem cópias de livros, folhas simplesmente escaneadas ou trabalhos que não são de interpretação enviados como "contribuição mensal", podem enviar uma "resposta" à mensagem avisando quem enviou sobre a irregularidade, porque eu só abro TODAS as contribuições após 15/06 para conferir, até essa data abro só as que despertam minha atenção.

Todas as regras são para manter o nível do grupo e também preservar o tempo e o esforço dos membros de modo geral, e não para punir ninguém.

Contribuições nos grupos de interpretação

Conforme já havia sido avisado, a partir do mês de junho só serão aceitas como contribuição mensal as atividades que contenham interpretação. Naturalmente que as contribuições com exercícios de gramática e vocabulário, literatura, etc. são muito importantes e úteis, e podem ser enviadas porque sempre serão úteis para alguém, mas cada membro deverá enviar um trabalho de interpretação por mês, de 1 a 15, sob pena de exclusão dos grupos.

Essa medida visa proteger os interesses dos membros e também preservar o "perfil" do grupo. Num grupo de interpretação espera-se no mínimo encontrar trabalhos de interpretação, certo?

Serão aceitos como contribuição mensal:

- interpretação de textos (seus ou de outros - por favor, cite a fonte: de que livro ou site foi retirado o texto; se as questões não são suas, informe isso no corpo do email)

- interpretação com quadrinhos

- interpretação de fotos, gravuras, anúncios

- interpretação e trabalhos de compreensão com filmes e seriados

- interpretação de outros gêneros textuais (carta, bilhete, propaganda, música, poema, etc)

Para resumir, trabalhos de interpretação. Qualquer questão, exercício, atividade, etc com a proposta de ajudar o aluno a entender o que vê, lê, ouve, escreve ou fala serão aceitos como "interpretação".

Links, livros, textos, poemas, músicas, que não venham acompanhados de atividade de interpretação poderão também ser enviados e serão também úteis, mas não são considerados como contribuição mensal.
Related Posts with Thumbnails