quinta-feira, 19 de maio de 2011

Gramática contextualizada

livroA gramática contextualizada é uma tendência que abrange um número cada vez maior de adeptos porque simplesmente “enfiar a gramática goela abaixo” do aluno não dá muito resultado, além de ser um método chato que desestimula o aluno.

Muitos alunos que dizem que “não gostam” de inglês, português ou espanhol não tiveram uma primeira experiência agradável e talvez tenham sido expostos a um volume de gramática acima de sua capacidade de assimilar, ou esta lhes foi apresentada sempre da mesma forma e sem despertar neles qualquer interesse, jamais sendo reconhecida como “útil” em qualquer área de suas vidas.

Doses homeopáticas

A gramática pode ser incluída e praticada em jogos, textos, role-playings e o que mais se puder imaginar para facilitar a sua assimilação. Exercícios intermináveis onde o aluno tem apenas que completar frases soltas que não fazer o menor sentido para ele fazem com que ele faça os exercícios maquinalmente, sem haver nenhum envolvimento com a atividade.

Venho trabalhando com gramática contextualizada há algum tempo e os resultados têm sido compensadores tanto para mim quanto para meus alunos. Despertando o interesse no aluno as atividades têm um rendimento superior e abrevia-se o tempo levado para aprender, reduzindo-se tarefas como recuperação, reforço, e principalmente a reprovação.

Naturalmente que “contextualizada” não quer dizer “nenhuma gramática”, ela é importante para que o aluno aprenda a usar as estruturas linguísticas que adquire e não só praticada, ela deve também ser entendida para ser aplicada da forma correta.

Onde encontrar apostilas

Para aqueles que são professores de inglês e gostem de trabalhar com textos curtos, exercícios de interpretação e alguma gramática “embutida” e apresentada com jogos, conversação, escrita, debates em sala e outras atividades que farão com que o aluno aprenda a gramática através do uso, incluindo também alguns exercícios para que ele se conscientize de sua aplicação e uso, já está disponível um lote de 21 apostilas e para saber mais sobre as formas de adquirí-las, conteúdo e outras informações importantes, visite o link abaixo:

READING COMPREHENSION 1

Já estou trabalhando num lote de apostilas semelhantes em espanhol e o primeiro lote de apostilas com interpretação de textos em português deve sair em breve.

Leia também: Interpretação notícias

ass verm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Antes de comentar verifique:

* se seu comentário está relacionado ao assunto da postagem;

* se sua pergunta já não foi respondida;

Comentários de "anônimos" poderão ser deletados.

Comentários considerados ofensivos não serão publicados.

Obrigada por comentar e volte sempre!

Related Posts with Thumbnails