terça-feira, 13 de outubro de 2009

A interpretação de textos em nosso cotidiano

Saber interpretar um texto é fundamental já que muito do que vemos em nosso dia está na forma escrita. Quem não sabe interpretar um texto pode ter muitas dificuldades e passar por situações difíceis.

Minha sogra é um caso típico, daqueles que chamamos "analfabetos funcionais". Ela concluiu seus estudos e até fez curso técnico, mas na hora de interpretar textos é uma negação. Ela precisa de ajuda para ajustar seu celular porque sabe ler, mas não consegue interpretar o que leu. 


Também precisa de ajuda com as receitas de cozinha, manuais de instrução, e até as novelas ela não entende muito bem. Interpretação não é apenas "texto" mas também atrapalha quando não conseguimos entender direito um filme, ou mesmo ler uma legenda direito.

Daí a importância de ler e entender o que está escrito, imagine a dificuldade de quem consegue ler, mas não entende o que leu. Livrar milhões de brasileiros desse problema é o nosso objetivo (meu e de milhares de professores) e daí a razão da criação dos grupos, para fornecer e criar material para que professores de inglês, português e espanhol tenham um espaço para trocar idéias e apostilas e assim enriquecer seu trabalho, tornando essa missão mais rica e menos árdua.


segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Quando enviar sua contribuição

Seu trabalho deve ser enviado de 1 a 10 de cada mês, em formato word 93 (doc), pdf ou formato de imagem. Deve ser anexado ao seu email e enviado para o email do grupo.

As atividades devem estar completas, não adianta enviar apenas um texto sem um trabalho de interpretação. Também é interessante indicar para que nível seu trabalho foi planejado ou é indicado, lembre-se de que nem todos os professores têm a mesma visão ou experiência que você.

Você pode adaptar os trabalhos enviados por outros membros para usar com seus alunos, mas não pode reenviar como seu ou postar em outros sites, vamos respeitar os direitos autorais e o trabalho alheio. Como professores, somos formadores de opinião e devemos dar o (bom) exemplo.

Quando enviar alguma atividade tirada de livro ou baixada da internet, sempre forneça referências, algumas escolas não permitem que se use nada sem referências. Indique o link do site de onde tirou o trabalho a página do livro onde estava a atividade.

Atividades simplesmente escaneadas de livros não podem ser aceitas. Você até pode escanear uma imagem ou mesmo um texto, mas as questões e todo o trabalho a seguir devem ser seus.

Seu trabalho deve ter atividades propostas, deve ter um objetivo claro, só assim poderá ser aproveitado pelos colegas.

Encaminhe suas dúvidas e pedidos de ajuda ao grupo (através de email) e com certeza será auxiliado na medida do possível.

Lembre-se: os membros que não postarem seus trabalhos no início de cada mês serão excluídos, portanto se você quer continuar no grupo, comece a criar alguma coisa desde já.

Os grupos ainda estão no início mas com o trabalho de cada um em breve seremos maiores e melhores, e acima de tudo teremos um acervo de qualidade e com as contribuições de todos nós.



Related Posts with Thumbnails