terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Como participar do chat do grupo

Se você faz parte do grupo de Interpretação de Textos – Português (IT) , gostaria de participar do chat do grupo e ainda não recebeu convite, basta clicar abaixo e solicitar sua inscrição no chat.

Não se esqueça de participar do chat com o email que você usa no messenger.

Alteração nas regras

gmailVerifiquei que alguns problemas estão ocorrendo no grupo de interpretação, devido à forma que os membros utilizam seus endereços de email.

1) Usam outros emails diferentes do Gmail, que não juntam todas as mensagens de resposta como uma conversa, então os membros vão abrindo algumas mensagens e não conhecendo o teor das mensagens anteriores ou posteriores a ela enviam novas mensagens ao grupo, alguém responde, eles não a leem e outros que só leram uma parte enviam outra mensagem… acaba virando uma bagunça e ninguém se entende. Quem tem o Gmail vê o desencontro das conversas e ficaria até engraçado se não fosse coisa séria.

2) Como cada resposta entra separada nas caixas de quem não tem Gmail, uma mensagem com 17 respostas (que no Gmail aparece com um único link, e quando abrimos vemos toda a conversa desde a primeira mensagem que as originou em forma de “leque”) aparecerá como 18 mensagens numa caixa do Hotmail, por exemplo. Aí os membros que têm Hotmail, Yahoo, etc…. solicitam o descredenciamento do grupo porque estão recebendo muitas mensagens.

3) Usando o Gmail basta clicar em “mais” em sua caixa de entrada e escolher “grupos” que você tem acesso a todas as mensagens e material enviado ao grupo. Com outro email é necessário registrar, o acesso é feito a cada vez pelo Google Groups exigindo um login diferente de sua caixa de entrada, nem todos conseguem fazer, etc..

4) Os membros que recebem “resumos” de email ou “email com compilação” não conseguem ler o conetúdo total a menos que acessem o grupo (o que só é possível com email do Gmail) e outros só leem o resumo e não entendem nada, porque o resumo é um apanhado geral, não contém tudo o que foi enviado. Também não dá pra baixar as atividades pela compilação.

5) Como haverá mudanças no Google Groups e muitas das suas características atuais serão modificadas ou deixarão de funcionar (como o download de anexos via web, por exemplo), e para evitar transtornos futuros (e atuais), solicito a todos os membros do grupo que não usam o Gmail que abram uma conta de Gmail para continuar sua participação no grupo.

Assim que a conta for aberta basta solicitar nova inscrição (da mesma forma que fez da primeira vez) e esse email será cadastrado como membro do grupo. Passe então a participar do grupo com esse email do Gmail que foi cadastrado, e você terá duas opções quanto ao outro (cadastrado anteriormente, que não é do Gmail):

Opção 1 – acesse o grupo, procure o link à direita: “editar minha participação neste grupo” e depois – “deixar o grupo”. Mas faça isso logado no email que não é do Gmail, aquele que vai sair do grupo.

Opção 2 –> deixe do jeito que está e continue participando com o Gmail, no final de março eu irei descredenciar todos os emails que não são do Gmail do grupo.

Desculpem o inconveniente mas essa medida é necessária para preservar o bom funcionamento do grupo e a paz de espírito dos membros. Para que a coisa funcione corretamente todos os membros devem receber todas as mensagens, ou pelo menos ter acesso à pagina de arquivos do grupo, onde elas ficam arquivadas em forma de “conversas” (mensagem inicial + todas as respostas a ela em ordem cronológica).

Dessa forma evitaremos mal-entendidos, acúmulo de mensagens e solicitações repetidas em nossa caixa de entrada e estaremos caminhando para a compreensão e entendimento.

A partir de agora também só serão aceitas as solicitações de participação nos grupos com email do Gmail.

assinatura amarela (2)

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Chat do Grupo no MSN

msn_2Para quem não sabe os grupos de interpretação têm chats no MSN (cada um tem o seu). No ano passado enviei convites para todos os membros dos grupos de interpretação, creio que a maioria nem se deu conta ou deletou porque não leu.

Infelizmente o Hotmail só permite chats para grupos com até 20 membros e os grupos de interpretação têm bem mais que isso, então fui obrigada a “terceirizar”, criando uma conta em outro site de chat, mas que funciona perfeitamente no seu messenger, como se fosse um contato a mais.

Se você usa o MSN e gostaria de participar basta enviar um email ao seu grupo de interpretação e coloque no campo assunto: chat msn. Informe no corpo do email o email que você usa no messenger. Caso use mais de um, informe aquele com o qual você gostaria de se comunicar com os outros membros do grupo.

Apesar de ser possível enviar arquivos pelo chat, as contribuições continuarão sendo enviadas pelo grupo (como foram até agora), sendo o chat apenas uma forma de comunicar-se com os outros membros que estiverem online em tempo real.

Procedimentos

  1. Após informar seu email, você receberá um convite para cadastrar-se no site de chat. Abra a mensagem e siga as instruções. Você terá que criar uma conta no site para que o chat funcione para você.
  2. Assim que você terminar seu cadastro, o site enviará para o seu messenger um convite para adicioná-lo como um “contato”. Aceite e o chat do grupo aparecerá como um contato a mais no seu messenger.
  3. Quando quiser conversar com o grupo, proceda como faz normalmente, abra a “janelinha” do grupo. Assim que abrir você receberá um convite parecido com o que recebemos para abrir a cam. Aceite porque é o painel do grupo, onde você poderá ver quem está online no momento.
  4. Eu aconselho que você se cadastre no grupo de chat com a mesma senha que usa no email que irá cadastrar, para evitar esquecimento e transtorno.

ass verm

domingo, 6 de fevereiro de 2011

Como baixar as apostilas do Google Docs

As apostilas publicadas nos meses de fevereiro e março estão hospedadas no Google Docs. Você não precisa ter uma conta no Google Docs ou um email do Gmail para fazer o download, qualquer pessoa que clique no link conseguirá visualizar ou baixar, seguindo os procedimentos abaixo.

Vou tomar como exemplo uma publicação de meu blog Inglês Com Música, com a música da Alanis “Thank U”. Veja a imagem abaixo:

Download Google Docs

Você pode ver na imagem acima o título da postagem (Thank U – Alanis Morissette), a imagem da apostila que usei para ilustrar (está reduzida, serve apenas para ilustração), a postagem e um link com o título da apostila logo acima da minha assinatura. Este é o link para fazer o download (Alanis – Thank U (Download)). Quando você clicar nesse link outra página se abrirá, já no Google Docs. Veja a imagem abaixo:

Download Google Docs 3

Isso é o que você verá após clicar no link para download como explique anteriormente. Se não entendeu direito, leia de novo a parte que está acima dessa imagem aí em cima. No centro você verá a apostila aberta e poderá ler todas as páginas com os controles que aparecem do lado direito da apostila, como você vê na imagem que aparece aí em cima. Agora veja a imagem abaixo, com os controles do lado esquerdo da apostila no Google Docs:

Download Google Docs 2

Como você pode ver, na parte de cima (lado esquerdo da apostila) há dois links: “file” e “view”. Vamos ver o que acontece quando você clica primeiro link “view”? Veja abaixo:

Download Google Docs 4

Veja as opções que aparecem quando você clica no link “view” na imagem aí em cima:

- search the document –> Você poderá buscar por palavras, frases, ou simplesmente qualquer coisa que queira.

- download original –> Se eu tivesse colocado aí um documento do Word (doc) e você clicasse aí, baixaria o documento no formato doc, como o original.

- save in Google Docs –> Vamos supor que você queira salvar o documento, não esteja em casa (no seu computador) e já tenha uma conta no Google Docs (ou queira criar uma, como explicarei em outra postagem). Basta clicar aí, será pedido seu login a senha no Google Docs, escolha a pasta (coleção) à qual deseja adicionar esse documento e ele irá para a sua pasta do Google Docs, disponível quando você quiser, em qualquer computador com o qual acessar sua conta, bastanto fazer login e poderá imprimir ou baixar para seu computador.

- print (PDF) –> Clicando nessa opção você fará o download de uma cópia em PDF (mesmo que eu tenha feito upload de um documento do Word (doc) para impressão.

Agora veja abaixo o que acontece se você clicar em “print”:

Download Google Docs 5

Como eu disse, a opção “print” fará o download de uma cópia do documento em formato PDF. No meu caso, como eu uso o Firefox, veja a opção que apareceu (caixa de diálogo de download). Selecione a opçao “download”. Se selecionar “abrir com” você irá abrir o documento no seu computador mas depois ele vai “sumir”, não será salvo. Então se quiser guardar o documento para imprimir mais tarde ou para ter uma cópia para usar de novo quando quiser, selecione “download” ou “salvar”, dependendo do navegador que esteja usando.

Veja agora a opção seguinte na imagem abaixo:

Download Google Docs 6

Assim que marcar a opção e der “OK”, vai abrir essa “janela” no seu windows explores, para você escolher a pasta onde quer guardar o documento, dando também a opção de modificar o título (caso queira substituir por um que faça mais sentido para você, ou queira adicionar alguma informação, como o local de onde baixou, por exemplo (caso queira voltar para baixar mais apostilas semelhantes). Escolha a pasta (no caso, se olhar na parte de cima da janela, eu escolhi “downloads”. Onde está “nome” faça as modificações que quiser no título, deixe como está para não mudar nada. Depois clique em “salvar”, na parte de baixo da janelinha.

Veja na imagem abaixo as opçõs se você clicar no segundo link no Google Docs (View):

Download Google Docs 7

Clicando no segundo link (como você pode ver na imagem acima) você tem opções diferentes, apenas para visualizar a apostila (no caso de querer ler tudo e verificar antes de decidir se realmente quer fazer o download:

- zoom in (aumenta a apostila para você ver mais detalhes)

- zoom out (volta ao tamanho normal, como você veria em seu pc a 100%)

Download Googe Docs 8

- fit page to screem (a apostila tomará toda a tela e você vai ver todos os detalhes – para voltar ao normal basta clicar em “view” de novo e desmarcar a opção.

Download Google Docs 9

- fit two pages to screem (você vai ver as páginas de 2 em 2 em sua tela. Para voltar ao normal, clique em “view” novamente e desmarque essa opção.)

Espero ter ajudado. Se tiver mais alguma dúvida sobre como baixar ou imprimir as apostilas do Google Docs (lembre-se que eu guardei todas as apostilas publicadas nos meus blogs em fevereiro e março de 2011 lá, se quiser usar alguma coisa é interessante aprender), basta colocar um comentário que ajudarei na medida do possível.

Em breve vou publicar um tutorial sobre como abrir e usar uma conta no Google Docs.

Floreada marron claro

Related Posts with Thumbnails