Retornamos à sala de aula! Como costumamos dizer no Brasil, o ano já começou (porque o carnaval já passou). Retornamos também às atividades normais do grupo, sejam todos bem-vindos de volta!
Espero que tenham descansado bastante e que tenham trazido também a mente fresca cheia de ideias. Sei que a maioria (como eu, inclusive) já está em sala de aula há algumas semanas, mas com certeza em março todos já terão retornado e podemos seguir com nossas trocas.
ENVIO DAS CONTRIBUIÇÕES (LEIA COM ATENÇÃO ANTES DE ENVIAR)
Lembrando (para os antigos) e esclarecendo (para os novos) que as contribuições seguem algumas regrinhas que visam facilitar para todos:
1) Ao salvar o documento procure colocar um título que defina seu conteúdo (contribuição não é muito esclarecedor, concordam?). Na hora de enviar parece bobagem, mas depois que as contribuições já estão na página ou na pasta do 4shared todas nomeadas “contribuição”, ou jogamos no bicho e baixamos qualquer uma ou temos que baixar todas e abrir uma por uma.
2) Ao preparar sua atividade, aproveite para preparar também uma folha com respostas, que deve ficar no mesmo documento (a última página, por exemplo). Facilita para os outros e também para você, que pode usá-la o ano que vem sem dúvidas.
3) Se a atividade não é sua, diga de onde a tirou (se possível). No caso de ebooks, como são pesados o melhor é enviar o link para download para o grupo, assim salvamos espaço na pasta e nas caixas de entrada.
4) Ao enviar, coloque no campo “assunto”: MÊS/ANO/SEU NOME – nome do arquivo.
5) No corpo do email explique como usou sua atividade, se é de sua autoria, para que série é indicada, ou qualquer informação que considere importante (inclusive se vem com respostas ou não), assim os outros membros do grupo poderão decidir se irão fazer download ou não.
6) Não “cole” sua contribuição no corpo do email. Elas não poderão ser guardadas no 4shared, terão que ser formatadas para serem usadas e não serão aceitas como contribuição. As contribuições têm que ser enviadas como anexo.
7) Formatos permitidos: qualquer formato de texto ou imagem.
ENVIO DE MENSAGENS AO GRUPO (LEIA ANTES DE ENVIAR)
1) Quer ajuda? Especifique no campo “assunto” o que quer, assim quem pode ajudar irá abrir e responder. Mensagens com assunto: “help”, “ajuda”, etc. normalmente são ignoradas ou deletadas. Se quer ajuda, ajude-se explicando o que quer.
2) A contribuição que você baixou não tem respostas? Se estiver especificado no corpo do email que não tem, não baixe e use outra que tenha respostas (se você fizer questão). Se mesmo assim quiser usar, devemos agradecer a quem preparou e enviou - e entender que se não preparou respostas é porque não julgou necessário ou não teve tempo (fator essencial nessa profissão) - então não mande mensagens pedindo as respostas. Se faz questão, baixe as com respostas.
3) Seu computador não abre esse formato de arquivo? Desculpe dizer, mas cada um deve zelar pelo que é seu. Se você optou por não adequar seu computador fazendo as atualizações que permitem abrir todos os tipos de arquivos, é uma opção sua. Os outros não têm que se adequar a você. Procure adequar-se ao grupo (que tem centenas de membros), baixando atualizações para abrir os formatos mais usados pelos membros. Imagine se cada pessoa que enviar uma atividade tiver que salvar no formato que todos podem abrir, iria ser muito trabalhoso para quem faz e cômodo para quem recebe. Quem preparou a atividade já teve trabalho suficiente, vamos fazer um pouco de esforço para atualizar o pc de forma a poder recebê-las com gratidão e usá-las com nossos alunos.
4) Não sabe como fazer? Antes de perguntar pesquise no blog, ele contém a resposta à maioria de suas dúvidas, basta que tire um tempinho para lê-lo. Não tem tempo para procurar a sua resposta? Nós também somos ocupados e talvez também não tenhamos tempo para pesquisar por você ou para ler a mesma pergunta pela milésima vez.
RECLAMAÇÕES, SUGESTÕES, ASSUNTOS PESSOAIS
Devem ser enviadas diretamente ao moderador do grupo.
Reclamações frequentes: muitas mensagens na caixa de entrada (classifique-as com filtros, eliminando semanalmente o que não interessa e arquivando o que é importante ou saia do grupo); mensagens repetidas (será resolvido quando todos estiverem usando Gmail, que as cataloga e exibe todas as respostas juntas); contribuições repetidas (denuncie, não valerão como contribuição).
Para enviar mensagem ao moderador, use a fórmula abaixo:
nome-do-grupo+owner@googlegroups.com
Basta adicionar (+owner) após o grupo e antes do @ e seu email irá apenas para o moderador.
DÚVIDAS
Devem ser encaminhadas ao grupo pois podem ser respondidas por membros mais experientes e suas respostas podem também ajudar outros membros com o mesmo problema. Antes de enviá-las, porém, leia o blog e as mensagens anteriores para ver se sua pergunta já não foi respondida.
PRAZO DAS CONTRIBUIÇÕES
Lembrem que o prazo mudou, agora as contribuições são enviadas do primeiro ao último dia do mês. Escolha um dia que fique melhor para você e envie sempre nessa data para evitar esquecimentos e aborrecimentos.
EXCLUSÃO DE MEMBROS
Acontecerão sempre que houver desobediência às regras do grupo:
Participação – se você não enviar uma contribuição durante o mês, na primeira semana entrarei em contato para saber o que ocorreu. Cada caso será analisado em separado, se não houver resposta serão simplesmente excluídos. Caso tenha problemas e não possa enviar sua contribuição dentro do prazo, entre em contato com o moderador do grupo.
Desobediência a outras regras – exclusão quando o fato acontecer.
Também são excluídos os membros cujos emails estão devolvendo as mensagens do grupo. Limpe semanalmente seu email e exclua o que não interessa para não abarrotar sua caixa de entrada.
A opção de envio de email “não enviar emails (no emails)” não é permitida, quem não quer receber emails não deve nem entrar em grupos (que sabidamente enviam vários por dia). Os membros com essa opção serão excluídos sem prévio aviso.
Lembrem-se que até o final do mês todos os que querem continuar no grupo devem criar um email do Gmail e cadastrá-lo. Para cadastrar, basta acessar o link do grupo e fazer como fez para entrar no grupo. Na hora de responder porque quer entrar para o grupo, coloque apenas “gmail”. Os outros emails que não são do Gmail serão excluídos no final de março. Se quer continuar no grupo, respeite esse prazo. Se tiver problemas ou dúvidas encamnhe-as ao moderador. Não envie mensagens sobre troca de email para gmail para o grupo para não abarrotar desnecessariamente a caixa dos outros.
Um abraço a todos e mãos à obra!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Antes de comentar verifique:
* se seu comentário está relacionado ao assunto da postagem;
* se sua pergunta já não foi respondida;
Comentários de "anônimos" poderão ser deletados.
Comentários considerados ofensivos não serão publicados.
Obrigada por comentar e volte sempre!