Os grupos têm crescido bastante durante os últimos meses, mas o que nos interessa não é ter uma quantidade grande de membros com poucas contribuições. Membros que não participam também não acrescentam nada ao grupo. Precisamos de grupos coesos, comprometidos com a facilitação de nossas aulas e otimização do aprendizado dos alunos.
Nova fase
Os grupos já provaram que dão certo, que bem gerenciados e com a participação de todos conseguem ser uma ferramenta poderosa e uma fonte de material, ideias e aprendizado muito útil para nós professores. Algumas medidas foram tomadas para manter a atmosfera de participação e auxílio mútuos e a mais importante creio ser a adoção do Gmail como principal fonte de comunicação, pois dessa forma não haverá lugar para participantes “desinformados”, que não lendo (ou lendo em ordem diferente da “linha do tempo”) o que recebem, enviam mensagens e intervenções equivocadas ou repetidas ao grupo, obrigando-nos a repetir sempre as mesmas respostas. Também a proibição de adoção do famigerado “não enviar emails” como opção de envio de mensagens não permitirá que os membros permaneçam alheios ao que ocorre no grupo.
Participação para crescimento real de todos e não dos números do grupo
Os números que devem crescer nos grupos são os de intervenções proveitosas e envio de colaborações.
Aumentos considerados “indesejáveis”:
- membros que não recebem ou não leem as mensagens.
- membros que “fingem-se de mortos” só recebendo e jamais doando absolutamente nada.
- membros que só recorrem ao grupo para pedir, pedir, pedir…
- membros que enviam novamente perguntas que já foram exaustivamente respondidas em mensagens anteriores.
- membros que enviam “contribuições” que nada têm a ver com o tema do grupo.
- membros que ao receberem as contribuições solicitam mudanças, respostas, conversões, etc. Leiam os tutoriais de conversão de formatos de arquivos. Estamos aqui para ajudar e meu maior prazer é ensinar algo novo que será útil para alguém.
- membros que não nomeiam corretamente suas contribuições, dessa forma todos terão que abrí-las e baixá-las para saber seu conteúdo.
- membros que enviam qualquer coisa uma vez por mês (e sem citar a fonte) apenas para “inglês ver”. Se o grupo ajuda o descaso não deveria ser seu método de “pagamento”.
Queremos ver o crescimento de:
- discussões das quais possamos tirar ensinamentos, ideias, manisfestar opiniões e procurar soluções / resultados.
- pedidos de ajuda respondidos por qualquer membro que possa auxiliar.
- independência dos membros para procurar material no grupo, guardar links enviados, visitar o blog e ler as postagens sobre regras.
- tutoriais úteis para todos (desde que sejam lidos pelos membros do grupo).
- membros interessados em aprender tarefas simples que qualquer um pode executar, não requerendo mais que 2 ou 3 cliques, tais como: mudança de apelido, troca de email, saída do grupo, acesso às páginas do grupo (agora disponíveis para todos com o Gmail), busca de material estocado no site.
- envio de material (contribuiões) dentro do tema do grupo.
Admissão de membros novos
Para que o crescimento do número de membros se dê de forma organizada só serão admitidos uma vez por mês e após a exclusão dos não-contribuintes do mês anterior. Seu pedido será analisado num período que irá durar de 1 a “n” dias e não adianta reclamar, essa será a norma para admitir novos membros de agora em diante. Fazer parte do grupo é um privilégio que será concedido apenas a quem quer colaborar.
Diariamente irei à página de solicitação de participação e excluirei os pedidos que infringem as regras do grupo (quem quer entrar e já chega desrespeitando as normas não vai conseguir acesso):
- não respondem à “pergunta” feita pela moderação
- marcam para “não receber emails”
- inscrevem email que não seja Gmail
Os que permanecerem na página até o dia de admissão serão aprovados em um número compatível com os membros do grupo. Nessa primeira fase, apenas o grupo de português tem mais de 300 membros e esse número deverá cair caso em abril não haja contribuição de todos os membros na página do grupo.
Tomemos pois como base o número 300, que será o número máximo permitido até uma segunda avaliação (até que todos os 300 estejam contribuindo e suficientemente “escolados” nas tarefas dos grupos).
Até o mês de julho os membros que têm mais participação em cada grupo serão contatados para saber de seu interesse em se tornarem moderadores de seu grupo. A cada novo moderador admitido será também elevado o número de membros permitidos em 100.
Exemplo:
Até julho o grupo de espanhol terá um número máximo de 300 membros. A partir de julho com + 1 moderador, esse número será elevado para 400 membros. Com a adição de + 1 moderador, 500 membros e assim por diante.
Quantos novos membros serão admitidos
Após a exclusão de membros será habilitado um número de membros novos até o limite de cada grupo. Se o limite do grupo é de 300 e após a exclusão houver 250 membros, serão admitidos 50 novos membros em ordem de data de inscrição, dos que foram aprovados (preencheram tudo corretamente e informaram email do Gmail). Os restantes (que já foram aprovados) continuarão aguardando até o próximo mês ou até a admissão de novo moderador.
Tarefa primordial dos moderadores
Cada moderador ao ser admitido receberá a lista dos 100 novos membros que foram admitidos no grupo e dos quais deverá se encarregar. Deverá enviar a eles emails periódicos instruindo sobre as regras do grupo, explicando e exemplificando os procedimentos padrão. Após o perído de 30 dias esses novos membros deverão enviar sua primeira contribuição ao grupo, deixando de ser “responsabilidade” do moderador. Após esse período não mais serão considerados “membros novos” e estarão sujeitos a todas as regras do grupo.
Espero com esses novos procedimentos estar contribuindo para a elevação do padrão dos grupos e a manutenção da paz e a ordem.
Boas trocas!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Antes de comentar verifique:
* se seu comentário está relacionado ao assunto da postagem;
* se sua pergunta já não foi respondida;
Comentários de "anônimos" poderão ser deletados.
Comentários considerados ofensivos não serão publicados.
Obrigada por comentar e volte sempre!