segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Exclusão de membros (setembro de 2010)

Segundo as regras dos grupos a contribuição mensal é obrigatória e em sua falta o membro será excluído do grupo. Eu entendo que é chato ter que enviar algo, nem sempre estamos dispostos ou com tempo para fazer o que é necessário.

Todos nós temos dezenas de atribuições e pode acontecer de o período de contribuição (de 1 a 15 de cada mês) coincidir com época de provas, ou estarmos com centenas de lições de casa para corrigir.

Eu não quero ser chata e nem gostaria de privar ninguém dos trabalhos que recebe do grupo. Sei que somos ocupados, mas se por um lado pode nos atrapalhar ter que parar outras coisas mais importantes para escolher ou preparar algo para enviar ao grupo, também é verdadeiro que ter dezenas de trabalhos comodamente estocados num só lugar (a sua caixa de entrada) para escolher o que vamos usar, e muitas vezes até com gabarito, por que não usar uma parte desse tempo que deixamos de gastar procurando na internet ou em livros o que já recebemos do grupo?

Eu faço vista grossa, protelo o máximo que posso, mas chega uma hora em que não posso deixar de levar à risca o que está nas regras. Num grupo como o de português, por exemplo, onde temos quase 600 membros, uma vez que pelo menos uma contribuição mensal é quesito essencial e obrigatório para a permanência no grupo, a lógica nos faz crer que teríamos pelo menos 600 contribuições até agora, certo? Pelo menos a matemática, que é uma ciência exata nos leva a deduzir.

No entanto temos pouco mais de 300 contribuições até agora. Ou muito me engano ou tem muita gente no grupo sem contribuir. Quase a metade, se não levarmos em conta que alguns membros enviam mais de um trabalho por mês, ou enviam um pedido de ajuda, o que conta como mensagem mas não contém contribuição. Se fizermos a conta na ponta do lápis veremos que de 600 membros uns 200 enviaram contribuições até agora.

Eu entendo que todos se beneficiam com o conteúdo que recebem do grupo, mas quando entraram foi solicitado um pagamento, com o qual concordaram: uma contribuição em troca de 300 – ou 600, se todos contribuíssem.

Isso significa que nós que estamos enviando nossa contribuição religiosamente deixamos de receber 300 contribuições só neste mês. Significa também que muita gente “se finge de morta” e continua recebendo as contribuições sem retribuir.

Primeiro fiz uma “limpeza” no grupo de inglês, que de 300 passou a ter pouco mais de 100 membros e (como eu havia previsto) o número de contribuições com 100 membros foi maior que o do mês anterior com 300 membros.

Depois foi a vez do grupo de espanhol, que de quase 400 ficou com menos de 100. Novamente o número de contribuições não mudou muito de um mês para outro.

Nesse mês, eu sinto muito, mas os membros “silenciosos” do grupo de português serão desentocados do cantinho confortável onde estão instalados. Eu sei que para muitos o grupo é útil e que são professores estreantes e que precisam do material, mas se precisam mesmo, não seria o caso de encontrar uma forma de retribuir?

Eu até nem me incomodo tanto, mas creio que não seria justo com quem contribui religiosamente (e só eles sabem a que custo) deixar que aqueles que não contribuem continuem se beneficiando do material do grupo. Dessa forma, talvez no final desse mês sejamos bem menos membros, mas com certeza isso não irá mudar o volume de contribuições do grupo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Antes de comentar verifique:

* se seu comentário está relacionado ao assunto da postagem;

* se sua pergunta já não foi respondida;

Comentários de "anônimos" poderão ser deletados.

Comentários considerados ofensivos não serão publicados.

Obrigada por comentar e volte sempre!

Related Posts with Thumbnails