sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Mensagens durante o período de pré-eleição

Durante o período eleitoral recebemos muitas mensagens sobre o assunto, e agora que as campanhas eleitorais foram autorizadas na internet essas mensagens tendem a se multiplicar. É raro o dia em que não recebo pelo menos uma dúzia dessas mensagens.


Algumas apóiam candidatos, outras criticam os políticos que estão agora ocupando cargos públicos, na tentativa de obter apoio para partidos ou candidatos de oposição. Algumas dessas mensagens nos fazem rir (de nossa própria desdita), outras nos fazem pensar. Elas podem ser úteis ou apenas mais um transtorno. Qualquer que seja o caso, elas podem facilmente ser enquadradas na categoria de “spam”, ou seja: mensagens indesejadas, enviadas a um grande número de pessoas ao mesmo tempo.

Elas não contém nada especificamente para quem as recebe, são mensagens enviadas em massa e indiscriminadamente para vários clientes de emails, que vêem suas caixas de entrada abarrotadas do que podem considerar (ou não) como “lixo eletrônico”.

Num grupo temos centenas de pessoas e fatalmente nem todos compartilharão da mesma opinião, o que alguns podem considerar engraçado, outros considerarão abusivo ou até ofensivo. Cada membro entrou no grupo com um motivo e esse motivo tem a ver com o tema do grupo, o tipo de trabalho que espera receber. Ao entrar no grupo, essa pessoa nos deu permissão para enviar-lhe mensagens sobre determinado assunto que é do seu interesse.

Se começarmos a enviar essas “correntes” que nada têm a ver com o objetivo do grupo estaremos abusando da autorização que essa pessoa nos deu. Ela disse claramente que nos autorizava a enviar-lhe maçãs, portanto se começarmos a enviar-lhe indiscriminadamente bananas, peras e abacates, estaremos abusando da confiança que em nós depositou ao compartilhar seu email conosco no grupo.

Eu entendo que queiramos divulgar o que julgamos interessante, engraçado ou mesmo útil, mas como eu disse acima, nem sempre o que é útil para mim o é também para todos os outros membros. A única coisa que sabemos a respeito dos outros membros é que as mensagens relativas ao tema do grupo serão úteis para eles, qualquer coisa que destoe do tema é uma temeridade porque não saberemos se estamos ajudando ou atrapalhando e tenho certeza que ninguém quer atrapalhar ou enviar mensagens que serão consideradas como “lixo”.

Se quer enviar esse tipo de mensagem (que em sua maioria eu considero totalmente dispensável) não temos nada contra, mas não as envie ao grupo. Caso alguém insista em enviar mensagens estranhas ao objetivo do grupo e haja alguma reclamação por parte dos membros, essa pessoa será banida do grupo. E banindo alguém de um grupo Google, se essa pessoa usa um email do Gmail e o motivo da exclusão foi por enviar mensagens consideradas como “spam”,  essa pessoa irá perder também o email Gmail e todos os serviços do Google que utiliza (Picasa, Blogger, Orkut, etc.),

Por favor, pense duas vezes antes de enviar mensagens ao grupo. Pense:

  • É algo que criei ou estou dando o crédito a quem o fez?
  • Está relacionado ao tema do grupo?
  • Irá ajudar a alguém?


Depois de passar sua mensagem por essas “3 peneiras”, envie e ela será muito bem-vinda!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Antes de comentar verifique:

* se seu comentário está relacionado ao assunto da postagem;

* se sua pergunta já não foi respondida;

Comentários de "anônimos" poderão ser deletados.

Comentários considerados ofensivos não serão publicados.

Obrigada por comentar e volte sempre!

Related Posts with Thumbnails