terça-feira, 21 de setembro de 2010

Pastas no 4shared

Todo o material do grupo está na página “discussões”, mas o acesso é difícil, não está ordenado por assunto mas por data, e para encontrar o que procuram os membros precisam acessar o grupo, a página “discussões” e procurar o que precisam usando a caixa de pesquisa do Google no alto da página. Depois disso precisam abrir email por email e fazer download de tudo.

Os membros que estão registrados no grupo com outros emails (Hotmail, Yahoo, Bol, etc.) precisam registrar esse email no Google Groups e depois logar com esse email para só então terem acesso às atividades enviadas ao grupo. Você pode ver como cadastrar seu email buscando na categoria “tutorial” do blog.

Para minimizar esse processo eu posto todo o material enviado ao grupo em pastas no 4shared. A cada mês faço upload das atividades de um dos grupos e assim que as envio para o 4shared envio uma mensagem ao grupo com o link da pasta e a nova senha para acessar a pasta. Essa senha só é modificada após a exclusão dos membros não-contribuintes e a informação dessa senha para não-membros é motivo de exclusão do grupo.

Para fazer o upload eu abro todos os emails e no caso de as atividades ou o campo “assunto” não estar preenchido com informações suficientes para que eu possa subir o documento para a pasta apropriada, eu tenho que abrir e renomear.

Dessa forma um processo que por si só já é demorado acaba demorando muito mais. Não custa quase nada, você irá gastar para colocar em sua apostila um nome que a identifique o mesmo tempo que gasta para nomeá-la como “contribuição grupo”, que é um título que não me diz nada e me obrigará a abri-la e ler tudo para ver o que contém.

Também gastará colocando no campo “assunto” do seu email informações mais precisas sobre o que está enviando ao grupo (interpretação com tirinhas + substantivos – quinto ano) o mesmo tempo que gasta para escrever simplesmente “contribuição de agosto”, o que também não me ajuda em nada.

As apostilas e mensagens nomeadas dessa forma (contribuição de agosto, doc, etc.) não aparecem nas pesquisas da página de discussões, então elas só serão utilizadas se postadas na pasta do 4shared, mas para fazer isso de forma eficiente eu preciso de sua ajuda, pois ninguém melhor que você (que é o autor) para descrever o conteúdo de sua apostila. Gaste o mesmo tempo que gasta nomeando-a de forma que não ajuda em nada, adicionando informação que será útil a todos.

Estamos no grupo porque não temos muito tempo e o grupo foi criado para que tenhamos o máximo de benefícios com o mínimo de esforço e tempo, então vamos colaborar para a organização do grupo. Como eu já disse: o grupo é nosso, vamos trabalhar de forma organizada para que ele possa ajudar da melhor forma possível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Antes de comentar verifique:

* se seu comentário está relacionado ao assunto da postagem;

* se sua pergunta já não foi respondida;

Comentários de "anônimos" poderão ser deletados.

Comentários considerados ofensivos não serão publicados.

Obrigada por comentar e volte sempre!

Related Posts with Thumbnails