sábado, 18 de setembro de 2010

Exercícios de gramática

Durante a semana passada os membros dos grupos manifestaram-se a respeito dos exercícios de gramática enviados como contribuição mensal aos grupos de interpretação de textos (inglês, português e espanhol). Eu lancei essa “pesquisa” porque durante o mês de agosto recebi diversas reclamações de membros que estavam descontentes porque entraram no grupo para receberem trabalhos com interpretação de texto e estavam recebendo mais exercícios de gramática.

Vejam bem a situação: o combinado era que cada pessoa “pagaria” pelas apostilas de interpretação de textos com uma apostila de interpretação de textos ao mês. Num grupo com centenas de pessoas é um pagamento justo, não é? Se fôssemos exigir mais que isso poderíamos estar criando mais problemas para os professores que entraram para o grupo porque não têm tempo de criar exercícios ou não tem criatividade para criar tantos exercícios quantos julgam ser necessários para seus alunos.

Em troca dessa contribuição mensal cada membro recebe muitas contribuições, portanto tem material com interpretação de textos para trabalhar o mês inteiro, ou até o ano inteiro.

Como todos nós usamos gramática e muitas vezes a inserimos em nossas apostilas de interpretação (a gramática contextualizada surte mais efeito que a ensinada “a esmo”), os exercícios de gramática são considerados úteis – e nenhum de nós em nenhum momento pode dizer que não são. Mas se abrirmos a opção para recebermos exercícios de gramática em troca de interpretação de textos, estaremos abrindo uma porta que não conseguiremos fechar.

Como exercícios de gramática estão por todo lado na internet e nos livros, será muito mais cômodo enviar algum exercício ao grupo, já que tempo é o que todos nós menos temos em mãos. Mas seria injusto com quem se deu ao trabalho de preparar um trabalho para seus alunos, ou mesmo para enviar ao grupo, porque sabemos que “criar” dá muito mais trabalho que simplesmente “copiar e colar”.

Dessa forma os exercícios podem ser enviados, mas continuarão não sendo considerados como contribuição mensal, ou seja: o fato de enviar 300 arquivos com exercícios não o desobriga de enviar seu trabalho de interpretação. Ele é obrigatório para a sua permanência no grupo.

Existem grupos especializados em exercícios de gramática e muitos dos membros dos grupos de interpretação são também membros desses grupos, e o que vemos é que algumas pessoas simplesmente pegam um exercício que copiaram da internet ou que alguém lhes emprestou e enviam a todos os grupos dos quais fazem parte.

Dessa forma essa pessoa envia um exercício de gramática e recebe centenas de contribuições variadas de cada grupo, o que não é justo. O simples fato de pertencer ao grupo já nos poupa bastante tempo, além de participarmos de discussões que nos auxiliam e nos melhoram como profissionais.

Então não vamos tratar o grupo como se fosse “mais um”. Vamos zelar para que o material partilhado no grupo seja de qualidade porque não nos interessa apenas a quantidade. Queremos que cada membro sente-se pelo menos uma hora por mês em frente ao seu computador e pense com carinho no que vai enviar ao nosso grupo. Não queremos que você nos envie qualquer coisa. Eu não envio qualquer coisa e há muitos membros que (tenho certeza do que estou dizendo) ficam dias escolhendo até decidir o que enviar. Ou que enviam tudo o que será útil para os outros.

Grupo é partilha. É dar valor ao que recebemos da mesma forma que todos gostamos quando nos valorizam. E uma das formas de valorizar e agradecer o muito que recebemos é enviando o melhor possível.



Um comentário:

  1. hola,yo soy una española y quiero uno numero del maestro de refoso

    ResponderExcluir

Antes de comentar verifique:

* se seu comentário está relacionado ao assunto da postagem;

* se sua pergunta já não foi respondida;

Comentários de "anônimos" poderão ser deletados.

Comentários considerados ofensivos não serão publicados.

Obrigada por comentar e volte sempre!

Related Posts with Thumbnails